O núcleo de gênero e diversidade e a população LGBTQIA+: rupturas, avanços e tensões no cotidiano de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Visualizar/ Abrir
Data
2020-12-18Autor
Lima Júnior, Ivanildo Alves de
http://lattes.cnpq.br/6070800540838764
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo dá centralidade às orientações sexuais e identidades de gênero não hegemônicas, reconhecidas em suas dimensões sociais, culturais e políticas, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, considerando-se o princípio da formação humana integral. Nessa perspectiva, a fundamentação teórica levou em consideração conceitos marxianos, multiculturalistas e pós-estruturalistas. Dentre os objetivos do estudo, destaca- se a busca pela compreensão acerca da atuação do Núcleo de Gênero e Diversidade (NEGED) do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) nos movimentos de elaboração do conhecimento em gênero e diversidade sexual e de acolhimento das populações LGBTQIA+ na instituição. A pesquisa, de natureza qualitativa, deu-se por meio de entrevistas narrativas, tendo o seu trato analítico a partir da análise narrativa. Compuseram o grupo de sujeitos entrevistados duas docentes e dois estudantes vinculados ao IFPE/Campus Belo Jardim. Foram obtidos os seguintes resultados: compreendeu-se que o NEGED é parte integrante da Política Inclusiva institucional; observou-se que sua atuação se dá por meio de rodas de diálogos, oficinas de colagem, encontros de formação, entre outros; também foi possível observar que a equipe busca atender demandas espontâneas dos discentes, responsabilizando-se por um trabalho de orientação que contempla também os pais e a comunidade externa; notou-se a existência de movimentos contrários à realização das atividades, tratando-se de um ambiente permeado por tensões. Construímos, ainda, os seguintes entendimentos: a) o NEGED é uma peça fundamental para a consolidação de uma escola democrática, na perspectiva da formação humana integral; b) o núcleo é um espaço de inclusão, acolhimento e luta pela permanência das pessoas LGBTQIA+. Diante dos resultados, foi elaborado um Produto Educacional intitulado “Guia de Acolhimento às pessoas LGBTQIA+”, com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica conceitos relacionados à temática abordada e políticas de afirmação social desses sujeitos implementadas pelo IFPE. O material foi devidamente testado e reelaborado a partir das considerações dos avaliadores
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Gestão democrática na EPT: reflexões sobre a participação de egressos e egressas na vida institucional
Silva, Márcia Girlene e; http://lattes.cnpq.br/6209607361271127 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-26)Embora a existência de um regulamento de acompanhamento de egressos como parte de uma política institucional no IFPE seja realidade, sua implementação ainda não é efetiva, seja por desconhecimento dos agentes institucionais ... -
Esportes de raquete: bora povo!
Cynthia Roberta dos Santos Monteiro Jorge Corrêa; Andreza Maria de Lima (Os autores, 2024-06-17) -
Gênero e diversidade sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na Educação Profissional e os desafios no mundo do trabalho
Morais, Johana de Angelis Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/4363532061662650 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-11-09)Este estudo teve como objetivo compreender as experiências de estudantes LGBTI+ na educação profissional e os desafios enfrentados no mundo do trabalho e tem como campo de estudo o Instituto Federal de Pernambuco – Campus ...