Um olhar discursivo sobre a extensão e a formação omnilateral de estudantes do IFPE -Campus Palmares
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-15Autor
Silva, Claubério Nascimento da
http://lattes.cnpq.br/2478839037050631
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa teve por objetivo compreender, a partir do discurso dos estudantes, a
importância da Extensão para a formação humana numa perspectiva omnilateral. Os
objetivos específicos foram: identificar nos discursos dos estudantes como eles
entendem a Extensão; analisar como a Extensão contribuiu para a formação dos
discentes, do ponto de vista da omnilateralidade e, por fim, elaborar um produto
educacional (vídeo) que favoreça o entendimento sobre a Extensão e colabore para
uma educação na perspectiva acima descrita. É uma pesquisa de natureza qualitativa
que foi desenvolvida utilizando os procedimentos teórico-metodológicos da Análise do
Discurso de linha francesa, filiada ao pensamento de Michel Pêcheux e com
desdobramentos teóricos e metodológicos no Brasil, a partir de estudos de Eni
Orlandi. Ela foi realizada com discentes do IFPE – Campus Palmares que foram
extensionistas do Programa Institucional para Concessão de Bolsas de Extensão –
PIBEX durante os anos de 2018 e 2019. O critério de escolha estava relacionado à
condição de estudante bolsista do referido programa no período citado. Para a
construção do corpus foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. O resultado
demostrou que os dizeres dos estudantes, em relação a Extensão, estão marcados
ideologicamente com os interesses do sistema capitalista atual. Contudo, eles
também demostraram, através de seus dizeres, que houve um desenvolvimento em
suas capacidades e mudanças significativas em suas atitudes, a partir do seu
envolvimento com a Extensão, que dialogam com a formação humana na perspectiva
omnilateral. Como fruto da pesquisa foi produzido um recurso audiovisual (vídeo) que
recebeu o nome de ‘Discursos dos estudantes sobre Extensão’. Esse Produto
Educacional foi avaliado e aceito pelos discentes. Por fim, compreendemos que
apesar das condições histórico-sociais impostas pelo capitalismo, a educação de
forma geral, e neste estudo, a Extensão de forma mais particular, tem contribuído para
uma formação que tem como horizonte o desenvolvimento omnilateral do homem
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: