Navegação Licenciatura em Química por título
Itens para a visualização no momento 9-28 of 49
-
Compostagem de resíduos alimentares: uma abordagem em um ambiente escolar
(Campus IpojucaBrasil, 2017-05-15)Pesquisas que abordem alternativas ecológicas para os resíduos gerados pela sociedade devem ser respaldadas nos dias atuais. A compostagem é uma dessas alternativas, mas para colocá-la em prática é preciso modificar ... -
Concepções docentes acerca da inclusão de estudantes com deficiência em aulas de Química numa escola da rede regular de Pernambuco
(IpojucaBrasil, 2020-12-15)Este estudo teve por objetivo conhecer concepções docentes acerca da inclusão de estudantes com deficiência em aulas de Química, ministradas numa escola da rede regular, no município do Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco. ... -
Concepções docentes e discentes acerca do papel do estágio supervisionado na formação dos/as licenciandos/as em química do IFPE campus Ipojuca
(Campus IpojucaBrasil, 2017-11-08)Vários estudos nos apontam que o Estágio Supervisionado possibilita ao/à licenciando/a a interlocução entre os conhecimentos de cunho teórico e prático construídos ao longo da graduação, com o ... -
Concepções dos (as) docentes e licenciandos (as) sobre possibilidades e desafios de uso do livro didático de Química
(IpojucaBrasil, 2018-07-19)O estudo tem como objetivo descrever concepções dos (as) docentes e licenciandos (as) de Química sobre as possibilidade e desafios de uso do livro didático. Aborda-se o livro de Química do Ensino Médio que está incluído ... -
Concepções sobre gênero e raça no curso de Licenciatura em Química
(IpojucaBrasil, 2022-02-24)Tratar sobre as questões de gênero e raça nas escolas não envolve apenas reconhecer a diferença e exercer sobre ela a tolerância e o respeito. A diversidade envolve compreender suas dinâmicas para que se façam presentes ... -
Contribuição de um jogo didático no reconhecimento das funções orgânicas
(IpojucaBrasil, 2021-10-29)Quando falamos do ensino de Química Orgânica no ensino médio, percebemos que a prática normalmente utilizada em sala de aula é tradicional, na memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados ... -
Contribuições e perspectiva da docência pós-pandemia: professores de Química mais familiarizados com as tecnologias digitais
(IpojucaBrasil, 2023-03-31)O propósito deste trabalho é apresentar as contribuições e perspectivas da aprendizagem por meio das tecnologias digitais que se mostraram consequência da pandemia causada pelo COVID-19 e continuarão existindo pós- ensino ... -
O cotidiano dos professores de química: saberes docentes em tempos de aulas remotas
(IpojucaBrasil, 2023-07-10)Este estudo teve como objetivo analisar o cotidiano dos professores de Química durante o ensino remoto, identificando as possíveis dificuldades enfrentadas nesse período, o modo como conciliam a rotina diária com as aulas, ... -
Desafios das aulas práticas expositivas de Química durante a pandemia do Covid-19, como umas das ferramentas pedagógicas do ensino aprendizagem
(IpojucaBrasil, 2021-09-20)Este estudo teve como objetivo conhecer a importância das aulas práticas expositivas de química, durante o período vivenciado da pandemia de covid-19. O campo de averiguação dos fatos foi realizado em uma escola da rede ... -
Os desafios na construção de uma pesquisa científica: percepção de docentes-orientadores e graduandos do curso de Licenciatura em Química
(IpojucaBrasil, 2022-06-28)Graduandos, em geral, enfrentam dificuldades para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que estão relacionadas ao entendimento e à obediência aos preceitos da pesquisa científica e à qualidade da interação ... -
Desenvolvimento do programa de ensino médio inovador (ProEMI) em escolas públicas de ensino médio na cidade do Cabo de Santo Agostinho-PE
(Campus IpojucaBrasil, 2017-05-15)Este Trabalho de Conclusão de Curso objetivou verificar o desenvolvimento do Programa de Ensino Médio Inovador -ProEMI- em escolas públicas de Ensino Médio no município do Cabo de Santo Agostinho - PE. Foi ... -
O ensino da química dialogando com a matemática: uma abordagem interdisciplinar
(Campus IpojucaBrasil, 2017-12-18)O presente trabalho o intuito de exprimir a necessidade de se fazer uma abordagem interdisciplinar no ensino de Química, já que a grande maioria dos estudantes sentem dificuldade em aprender os conteúdos de ... -
Ensino remoto e as tecnologias digitais: aprendizagens construídas a partir das trocas de experiências entre professores de Química
(IpojucaBrasil, 2021-08-05)Esta monografia tem como objetivo identificar as trocas de aprendizagem que os professores de Química estão construindo a partir das suas experiências com as aulas remotas. Em março de 2020, as escolas e instituições tiveram ... -
Estratégias de aprendizagem de química em tempos de ensino remoto
(IpojucaBrasil, 2021-02-23)Durante o período de isolamento social as atividades escolares, que antes eram integralmente ofertadas de forma presencial, precisaram ser repensadas em atividades remotas. Nessa perspectiva o modo como os estudantes estudam ... -
A influência da interpretação textual no ensino-aprendizagem de Química
(IpojucaBrasil, 2022-03-22)Este trabalho teve como objetivo analisar as opiniões de docentes das áreas de Língua portuguesa e Química sobre a importância da prática adequada de interpretar textos na disciplina de Química e as influências negativas ... -
Inter-relação entre química e física: uma proposta para o ensino do modelo atômico de Bohr através da espectroscopia estelar
(IpojucaBrasil, 2020-12-23)O ensino de Química é tido como desafiador, apesar de apresentar a possibilidade de utilizar a experimentação, tratar dos modelos atômicos pode parecer inconcebível, mas a utilização da contextualização e interdisciplinaridade ... -
O lugar da afetividade no planejamento de aulas remotas de Química de professores do ensino médio
(IpojucaBrasil, 2022-03-31)O estudo da afetividade no contexto escolar tem grande relevância em virtude de sua relação com o ensino e aprendizagem. Pesquisas mostram que as atividades desenvolvidas pelos professores devem ser permeadas de afetividade ... -
Materiais didáticos digitais de química: concepções dos professores sobre a produção e utilização no contexto do ensino remoto
(IpojucaBrasil, 2022-03-31)Esta dissertação tem como objetivo analisar as concepções dos professores de Química sobre a produção e utilização de materiais didáticos digitais no contexto do ensino remoto. Em 2020, as escolas foram submetidas a cumprirem ... -
A medicina clínica como tema gerador no ensino de química através da metodologia aprendizagem baseada em problemas (ABP)
(Campus IpojucaBrasil, 2017-05-15)O método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem como princípio tornar o estudante capaz de construir seu próprio aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal a partir de problemas propostos ...