A medicina clínica como tema gerador no ensino de química através da metodologia aprendizagem baseada em problemas (ABP)
Visualizar/ Abrir
Data
2017-05-15Autor
Anjos, Carlos Augusto dos
http://lattes.cnpq.br/0741704311024198
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem como princípio tornar o
estudante capaz de construir seu próprio aprendizado conceitual, procedimental e
atitudinal a partir de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o
prepara para o mundo do trabalho. Buscando inserir a metodologia ativa ABP na
disciplina de Química no curso de Licenciatura do IFPE – campus Ipojuca, escolhemos
uma abordagem clínica dos distúrbios do equilíbrio acidobásico, competência essencial
na formação médica, como situação problema para se trabalhar essa metodologia. Este
estudo tem por principal objetivo verificar o nível de aceitação dessa metodologia ativa
de ensino nas aulas de Química, em uma amostra de 10 discentes regularmente
matriculados na disciplina Química Geral II, através de dois encontros presenciais
(sessões tutoriais) entre os dias 28 e 31 de março do corrente ano. Para tanto, foi
realizado uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, utilizando como
instrumentos de coleta de dados o questionário semiestruturado, aplicado aos discentes
no final da segunda sessão tutorial. Os dados revelaram que, 90% dos discentes
afirmaram terem aprendido efetivamente o conteúdo de Química proposto pelo
problema. A maioria, 70%, disseram que a metodologia estimulou o trabalho em
equipe. Para 80%, a metodologia ativa ABP facilita o aprendizado e todos, 100%,
entendem que essa metodologia deve ser empregada na disciplina de Química como
método de ensino aprendizagem. A adoção da metodologia ABP, no contexto analisado,
revelou-se sobremodo excelente como opção para melhoramento do processo de ensino
aprendizagem na disciplina de Química. Além disso, verificou-se também que a
inclusão de temas ligados à clínica médica favorece ao aprendizado de conteúdos de
Química.