Inter-relação entre química e física: uma proposta para o ensino do modelo atômico de Bohr através da espectroscopia estelar
Data
2020-12-23Autor
Silva, Allisson Matheus Chaves da
http://lattes.cnpq.br/9825006059182128
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Mostrar registro completoResumo
O ensino de Química é tido como desafiador, apesar de apresentar a possibilidade de utilizar a experimentação, tratar dos modelos atômicos pode parecer inconcebível, mas a utilização da contextualização e interdisciplinaridade permite uma facilitação do processo de ensino aprendizagem. Deste modo, o trabalho apresentou a Espectroscopia Estelar como proposta para o ensino dos modelos atômicos, sobretudo, o Modelo Atômico de Bohr. A fim de atingir esta proposta, apresentou-se os conceitos sobre a matéria do ponto de vista filosófico, bem como a ideia de átomo exposta por Demócrito e Leucipo. A utilização da História como alicerce do Modelo Atômico de Bohr, surgiu com a apresentação em ordem cronológica dos modelos anteriores e das problemáticas que os tornaram obsoletos, já a apresentação do Modelo Atômico de Bohr, foi acompanhada da explicação das linhas espectrais e de como, elas, servem de base para se obter informações nos espectros estelares. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a pesquisa-ação, onde primeiramente se aplicou uma ação pedagógica, verificando os seus efeitos e aplicando um questionário, responsável por coletar dados que permitiram elaborar conclusões nesta pesquisa. O questionário foi dividido em dois eixos, o primeiro eixo teve como objetivo perceber a compreensão dos estudantes sobre a temática abordada, o segundo eixo, por sua vez, permitiu o estudante avaliar a prática pedagógica, permitindo perceber quais as concepções dos estudantes a respeito de práticas deste cunho. A utilização de metodologias baseadas em contextualização e interdisciplinaridade, permitiu concluir que a Espectroscopia Estelar pode explicar o Modelo Atômico de Bohr de forma mais eficaz, auxiliando a formação científica e crítica dos estudantes.