Concepções dos (as) docentes e licenciandos (as) sobre possibilidades e desafios de uso do livro didático de Química
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Data
2018-07-19Autor
Araujo, Rafael Silva de
http://lattes.cnpq.br/4874071476854959
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O estudo tem como objetivo descrever concepções dos (as) docentes e licenciandos (as) de Química sobre as possibilidade e desafios de uso do livro didático. Aborda-se o livro de Química do Ensino Médio que está incluído na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A discussão sobre o livro didático baseia-se teoricamente no Programa Nacional do Livro Didático (BRASIL, 2017), no contexto histórico do livro didático (SANTOS e FIGUEIRAS, 2011, p. 364) e nas possibilidades de uso do livro didático (LUCKESI, 1994). Neste estudo utiliza-se o método descritivo e a análise de conteúdo. Os resultados são apresentados em cinco seções: perfil docentes de Química, perfil dos (as) licenciandos (as) de Química, concepções dos (as) docentes de Química, concepções dos (as) licenciandos (as) de Química e desafios. A partir da análise dos dados foram encontradas unidades de registro, que informam que as concepções dos licenciandos e docentes quanto as possibilidades de uso do livro didático de Química: veículo de comunicação, instrumento reutilizável e forma crítica. Os desafios que os participantes apontaram foram a linguagem do livro, poucos exemplares do livro e hábito de uso do livro. Outra questão preocupante é que os estudantes do Ensino Médio não compreendem a linguagem do Livro Didático.