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    Desenvolvimento do programa de ensino médio inovador (ProEMI) em escolas públicas de ensino médio na cidade do Cabo de Santo Agostinho-PE

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    Trabalho de conclusão de curso (2.240Mb)
    Data
    2017-05-15
    Autor
    Lacerda, Joanderson de Santana
    http://lattes.cnpq.br/4690640969913598
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este Trabalho de Conclusão de Curso objetivou verificar o desenvolvimento do Programa de Ensino Médio Inovador -ProEMI- em escolas públicas de Ensino Médio no município do Cabo de Santo Agostinho - PE. Foi realizado um estudo de natureza qualitativa e quantitativa, no intuito de identificar as possíveis contribuições do ProEMI para a comunidade escolar, para tomar conhecimento da situação atual do referido programa nas escolas pesquisadas e para ministrar aulas de Matemática e Química aos estudantes. Para isto utilizamos uma entrevista semiestruturada que foi aplicada à gestão das duas escolas selecionadas. Também foi realizada uma análise documental acerca dos relatórios do ProEMI escritos pela gestão de cada Escola, e foram realizadas aulas de Matemática aplicadas a Química, com aplicação de questionário misto aos estudantes que participaram das mesmas. Os resultados do estudo demonstraram duas principais prerrogativas, a primeira refere-se a como o programa foi desenvolvido de acordo com a realidade e localização de cada Escola. E na segunda pudemos observar que o ProEMI está paralisado desde o fim do ano de 2014, com isto, os estudantes estão sem o acompanhamento pedagógico nas áreas de Português e Matemática, direito este que é garantido a todo estudante pela Constituição Federal (1988) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/64
    Collections
    • Licenciatura em Química
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