Desenvolvimento do programa de ensino médio inovador (ProEMI) em escolas públicas de ensino médio na cidade do Cabo de Santo Agostinho-PE
Visualizar/ Abrir
Data
2017-05-15Autor
Lacerda, Joanderson de Santana
http://lattes.cnpq.br/4690640969913598
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso objetivou verificar o desenvolvimento do
Programa de Ensino Médio Inovador -ProEMI- em escolas públicas de Ensino Médio
no município do Cabo de Santo Agostinho - PE. Foi realizado um estudo de natureza
qualitativa e quantitativa, no intuito de identificar as possíveis contribuições do
ProEMI para a comunidade escolar, para tomar conhecimento da situação atual do
referido programa nas escolas pesquisadas e para ministrar aulas de Matemática e
Química aos estudantes. Para isto utilizamos uma entrevista semiestruturada que foi
aplicada à gestão das duas escolas selecionadas. Também foi realizada uma análise
documental acerca dos relatórios do ProEMI escritos pela gestão de cada Escola, e
foram realizadas aulas de Matemática aplicadas a Química, com aplicação de
questionário misto aos estudantes que participaram das mesmas. Os resultados do
estudo demonstraram duas principais prerrogativas, a primeira refere-se a como o
programa foi desenvolvido de acordo com a realidade e localização de cada Escola.
E na segunda pudemos observar que o ProEMI está paralisado desde o fim do ano
de 2014, com isto, os estudantes estão sem o acompanhamento pedagógico nas
áreas de Português e Matemática, direito este que é garantido a todo estudante pela
Constituição Federal (1988) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).