Os desafios na construção de uma pesquisa científica: percepção de docentes-orientadores e graduandos do curso de Licenciatura em Química
Visualizar/ Abrir
Data
2022-06-28Autor
Silva, Stephany Eduarda Siqueira da
http://lattes.cnpq.br/3471501888061435
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Graduandos, em geral, enfrentam dificuldades para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que estão relacionadas ao entendimento e à obediência aos preceitos da pesquisa científica e à qualidade da interação com o docente-orientador. Estudantes das ciências exatas e da natureza, especificamente, podem apresentar mais dificuldades com leitura e escrita de textos, tendo em vista que, ao longo do curso, são mais incentivados ao uso da linguagem matemática do que a linguagem escrita. Diante disso, o objetivo do presente artigo é refletir sobre os desafios enfrentados por docentes-orientadores e graduandos do curso de Licenciatura em Química para a elaboração da pesquisa científica do TCC. Participaram do estudo 12 professores orientadores e 21 licenciandos matriculados no componente curricular de TCC de cursos de Licenciatura em Química do IFPE. Foram aplicados dois questionários, um para docentes e outro para os graduandos. Na percepção dos orientadores, os principais desafios são: conseguir manter o engajamento do orientando, adequar os interesses deste a algo executável e dispor de tempo suficiente para a orientação. Já os licenciandos destacam como desafios: a aplicação da metodologia científica, o processo de escrita e a relação com o orientador. Discute-se a relevância de o discente adquirir experiência com pesquisa ao longo da graduação, seja em componentes curriculares obrigatórios (e.g. Estágio Supervisionado) ou participando em programas científicos.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: