Os desafios na construção de uma pesquisa científica: percepção de docentes-orientadores e graduandos do curso de Licenciatura em Química
View/ Open
Date
2022-06-28Author
Silva, Stephany Eduarda Siqueira da
http://lattes.cnpq.br/3471501888061435
Metadata
Show full item recordAbstract
Graduandos, em geral, enfrentam dificuldades para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que estão relacionadas ao entendimento e à obediência aos preceitos da pesquisa científica e à qualidade da interação com o docente-orientador. Estudantes das ciências exatas e da natureza, especificamente, podem apresentar mais dificuldades com leitura e escrita de textos, tendo em vista que, ao longo do curso, são mais incentivados ao uso da linguagem matemática do que a linguagem escrita. Diante disso, o objetivo do presente artigo é refletir sobre os desafios enfrentados por docentes-orientadores e graduandos do curso de Licenciatura em Química para a elaboração da pesquisa científica do TCC. Participaram do estudo 12 professores orientadores e 21 licenciandos matriculados no componente curricular de TCC de cursos de Licenciatura em Química do IFPE. Foram aplicados dois questionários, um para docentes e outro para os graduandos. Na percepção dos orientadores, os principais desafios são: conseguir manter o engajamento do orientando, adequar os interesses deste a algo executável e dispor de tempo suficiente para a orientação. Já os licenciandos destacam como desafios: a aplicação da metodologia científica, o processo de escrita e a relação com o orientador. Discute-se a relevância de o discente adquirir experiência com pesquisa ao longo da graduação, seja em componentes curriculares obrigatórios (e.g. Estágio Supervisionado) ou participando em programas científicos.
Collections
The following license files are associated with this item: