Concepções docentes e discentes acerca do papel do estágio supervisionado na formação dos/as licenciandos/as em química do IFPE campus Ipojuca
Visualizar/ Abrir
Data
2017-11-08Autor
Souza, Elenice Gomes de
http://lattes.cnpq.br/2449398203920706
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Vários estudos nos apontam que o Estágio Supervisionado possibilita ao/à licenciando/a a
interlocução entre os conhecimentos de cunho teórico e prático construídos ao longo da
graduação, com o refletir acerca do observado e vivido no ambiente escolar e a futura profissão
docente. Fundamentados em Pimenta e Lima (2012), Wielewicki (2010) e Andrade (2017),
compreendemos o Estágio Supervisionado como um espaço de aprendizagens para a tomada de
decisões sobre como o/à licenciando/a irá atuar como professor/a, revendo seus conceitos,
construindo e reconstruindo conhecimentos inerentes à docência. Este Trabalho de Conclusão
de Curso buscou verificar concepções acerca do papel e da importância que o Estágio
Supervisionado tem na formação dos/as licenciandos/as em Química do Instituto Federal de
Pernambuco (IFPE) - Campus Ipojuca. Assim, identificamos e analisamos as concepções de
sujeitos diretamente envolvidos no desenvolvimento do Estágio Supervisionado nesta
instituição: docentes orientadores/as, licenciandos/as e a Coordenação de Estágio
Supervisionado. Numa pesquisa de abordagem qualitativa, os dados obtidos nos apontaram que
tantos os/as docentes como os/as licenciandos/as participantes da pesquisa compreendem o
papel e a importância do Estágio Supervisionado para a formação de professores/as
comprometidos/as em promover melhorias no ensino da Química.