• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Ipojuca
    • Licenciatura em Química
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Ipojuca
    • Licenciatura em Química
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Concepções docentes e discentes acerca do papel do estágio supervisionado na formação dos/as licenciandos/as em química do IFPE campus Ipojuca

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Trabalho de conclusão de curso (815.6Kb)
    Data
    2017-11-08
    Autor
    Souza, Elenice Gomes de
    http://lattes.cnpq.br/2449398203920706
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Vários estudos nos apontam que o Estágio Supervisionado possibilita ao/à licenciando/a a interlocução entre os conhecimentos de cunho teórico e prático construídos ao longo da graduação, com o refletir acerca do observado e vivido no ambiente escolar e a futura profissão docente. Fundamentados em Pimenta e Lima (2012), Wielewicki (2010) e Andrade (2017), compreendemos o Estágio Supervisionado como um espaço de aprendizagens para a tomada de decisões sobre como o/à licenciando/a irá atuar como professor/a, revendo seus conceitos, construindo e reconstruindo conhecimentos inerentes à docência. Este Trabalho de Conclusão de Curso buscou verificar concepções acerca do papel e da importância que o Estágio Supervisionado tem na formação dos/as licenciandos/as em Química do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Ipojuca. Assim, identificamos e analisamos as concepções de sujeitos diretamente envolvidos no desenvolvimento do Estágio Supervisionado nesta instituição: docentes orientadores/as, licenciandos/as e a Coordenação de Estágio Supervisionado. Numa pesquisa de abordagem qualitativa, os dados obtidos nos apontaram que tantos os/as docentes como os/as licenciandos/as participantes da pesquisa compreendem o papel e a importância do Estágio Supervisionado para a formação de professores/as comprometidos/as em promover melhorias no ensino da Química.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/66
    Collections
    • Licenciatura em Química
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião