Navegação Licenciatura em Química por título
Itens para a visualização no momento 24-43 of 49
-
A influência da interpretação textual no ensino-aprendizagem de Química
(IpojucaBrasil, 2022-03-22)Este trabalho teve como objetivo analisar as opiniões de docentes das áreas de Língua portuguesa e Química sobre a importância da prática adequada de interpretar textos na disciplina de Química e as influências negativas ... -
Inter-relação entre química e física: uma proposta para o ensino do modelo atômico de Bohr através da espectroscopia estelar
(IpojucaBrasil, 2020-12-23)O ensino de Química é tido como desafiador, apesar de apresentar a possibilidade de utilizar a experimentação, tratar dos modelos atômicos pode parecer inconcebível, mas a utilização da contextualização e interdisciplinaridade ... -
O lugar da afetividade no planejamento de aulas remotas de Química de professores do ensino médio
(IpojucaBrasil, 2022-03-31)O estudo da afetividade no contexto escolar tem grande relevância em virtude de sua relação com o ensino e aprendizagem. Pesquisas mostram que as atividades desenvolvidas pelos professores devem ser permeadas de afetividade ... -
Materiais didáticos digitais de química: concepções dos professores sobre a produção e utilização no contexto do ensino remoto
(IpojucaBrasil, 2022-03-31)Esta dissertação tem como objetivo analisar as concepções dos professores de Química sobre a produção e utilização de materiais didáticos digitais no contexto do ensino remoto. Em 2020, as escolas foram submetidas a cumprirem ... -
A medicina clínica como tema gerador no ensino de química através da metodologia aprendizagem baseada em problemas (ABP)
(Campus IpojucaBrasil, 2017-05-15)O método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem como princípio tornar o estudante capaz de construir seu próprio aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal a partir de problemas propostos ... -
Monitoria acadêmica: tecendo relações entre o planejado, o realizado e o construído junto aos estudantes
(IpojucaBrasil, 2020-12-18)Este estudo traz reflexões sobre as contribuições da monitoria acadêmica no componente curricular de Fundamentos da Educação I, em uma turma do 2° período do Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de ... -
Motivação autodeterminada dos professores das áreas de ciências exatas, da terra e biológicas
(IpojucaBrasil, 2021-01-08)A motivação autodeterminada pode ser fundamentada em tipos ou pela qualidade da motivação de um indivíduo, bem como por sua quantidade. Este processo psicológico básico pode prever resultados importantes para a saúde ... -
O novo ensino médio: perspectivas e mudanças para o ensino de química
(2021-02-26)O ensino no Brasil tem se transformado ao longo dos anos, marcado pelas fases da história do país. Com essas transformações, marcos importantes para a educação, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 5.652/71, que ... -
Novos desafios e estratégias de ensino dos professores de química do IFPE Ipojuca frente à pandemia do Covid 19
(IpojucaBrasil, 2020-11-25)No ano de 2020, o mundo foi surpreendido pelo aparecimento de uma pandemia, de caráter extremamente contagioso, e alto poder letal. Em virtude disso, os organismos de saúde empreenderam esforços para orientar a população ... -
Percepção docente sobre bullying no ensino superior
(IpojucaBrasil, 2023-07-13)O bullying é caracterizado como uma forma de violência a um indivíduo mais fraco ou em desvantagem em relação ao agressor de forma repetitiva ou crônica. Muitos acreditam que esse fenômeno só ocorre em escolas de ensino ... -
A percepção estudantil e docente acerca do projeto interdisciplinar como possibilidade de construção do protagonismo juvenil
(IpojucaBrasil, 2023-04-25)O trabalho apresentado é dedicado ao estudo da interdisciplinaridade e do protagonismo juvenil como importantes ferramentas pedagógicas da educação contemporânea, sendo assim, são implementadas com o intuito de melhorar a ... -
Perspectivas de docentes da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias sobre a inclusão de estudantes com deficiência
(IpojucaBrasil, 2022-03-29)O presente trabalho teve como objetivo analisar as perspectivas de professores da Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias sobre inclusão dos Estudantes com Deficiência. Buscamos identificar possibilidades e desafios ... -
Processo ensino-aprendizagem de Química no contexto da pandemia de Covid-19: cenários e percepções docentes
(IpojucaBrasil, 2023-04-27)A pandemia de COVID-19, desencadeada em março de 2020, fez emergir dificuldades já latentes no processo ensino-aprendizagem, ao tempo que também trouxe novos desafios para todos os atores escolares, sendo assim, voltamos ... -
Processos oxidativos avançados (POA) no ensino de Cinética Química: proposta de ferramenta metodológica envolvendo a Química e a Educação Ambiental
(IpojucaBrasil, 2023-03-14)A educação ambiental é um ramo da ciência instituído pela Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, que deve ser aplicado como conteúdo transversal. Não é definido como uma disciplina, mas precisa estar presente em todas as ... -
Produção de um jogo didático baseado no jogo de cartas "Super Trunfo - Tabela Periódica" para o ensino-aprendizagem de Química
(IpojucaBrasil, 2023-04-25)A Tabela Periódica é um recurso de extrema importância para o processo ensino-aprendizagem de Química. E muitas vezes a sua apresentação nas escolas é bastante incompreendida. Neste contexto, os estudantes, tem o entendimento ... -
Uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza a partir da construção de um aquário sustentável
(IpojucaBrasil, 2021-12-23)Essa pesquisa tem como propósito o ensino de ciências em séries do ensino fundamental, baseando-se na percepção do cotidiano do estudante e integrando suas vivências com os conteúdos físico-químicos e bioquímicos previstos ... -
Propriedades periódicas: uma proposta para o uso do lúdico
(IpojucaBrasil, 2021-11-04)As atividades lúdicas estão diretamente relacionadas com jogos e brincadeiras que possuem o divertimento como um dos propósitos, porém quando aplicada em sala de aula é usada como ferramenta de ensino, tendo a aprendizagem ... -
Radiação e radioatividade no ensino médio: uma análise acerca das concepções dos estudantes em uma perspectiva contextualizada
(IpojucaBrasil, 2021-12-16)Este estudo apresenta uma análise sobre o ensino dos fenômenos radioativos no ensino de Química, no Ensino Médio. Realizando um questionário com estudantes com o objetivo de verificar os conhecimentos acerca de tais ... -
A relação entre compreensão leitora, matemática básica e desempenho em química na percepção de professores do ensino médio
(IpojucaBrasil, 2022-03-29)Durante a aula o professor busca fazer com que os seus estudantes aprendam. Contudo, é comum se deparar com barreiras que interferem nesse processo. No Ensino Médio, por exemplo, nota-se dificuldades relacionadas a conteúdos ... -
A relação gestão-professor no contexto pandêmico da Covid-19
(IpojucaBrasil, 2023-03-29)O presente estudo teve por objetivo discutir os impactos da relação gestão-professor no processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Considerando que a gestão tem papel de coordenar e liderar as ações ...