• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Ipojuca
    • Licenciatura em Química
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Ipojuca
    • Licenciatura em Química
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Perspectivas de docentes da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias sobre a inclusão de estudantes com deficiência

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC - Final Jamerson.pdf (1.103Mb)
    Data
    2022-03-29
    Autor
    Lins, Jameson Monteiro
    http://lattes.cnpq.br/3628671631069714
    Silva, Wellington Virgolino Lima da
    http://lattes.cnpq.br/8380359710887012
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho teve como objetivo analisar as perspectivas de professores da Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias sobre inclusão dos Estudantes com Deficiência. Buscamos identificar possibilidades e desafios inerentes ao processo educativo desses estudantes, bem como compreender o contexto histórico dos avanços até então alcançados e também refletir sobre o que ainda precisa ser feito para a oferta efetiva do processo ensino e aprendizagem inclusivo de estudantes com deficiência na rede estadual de ensino. Em atenção ao objetivo de estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio do método exploratório, e para a coleta dos dados foi feita a aplicação de questionários mistos, através de formulários Google, devido ao atual contexto pandêmico da Covid-19, aos participantes da pesquisa: docentes e membros da equipe gestora de cada escola pesquisada. De acordo com os dados encontrados, a falta de estrutura, de conhecimento e de tempo para aperfeiçoamento, planejamento e produção de material didático adaptado, dentre outros, são apontados como dificuldades pelos participantes no processo de inclusão dos Estudantes com Deficiência, pois para um processo de ensino e aprendizagem efetivo aos estudantes com deficiência, é importante que a escola esteja preparada estruturalmente e com os profissionais nela atuantes com formação contínua e sistemática.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/618
    Collections
    • Licenciatura em Química
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião