Perspectivas de docentes da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias sobre a inclusão de estudantes com deficiência
Visualizar/ Abrir
Data
2022-03-29Autor
Lins, Jameson Monteiro
http://lattes.cnpq.br/3628671631069714
Silva, Wellington Virgolino Lima da
http://lattes.cnpq.br/8380359710887012
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar as perspectivas de professores da Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias sobre inclusão dos Estudantes com Deficiência. Buscamos identificar possibilidades e desafios inerentes ao processo educativo desses estudantes, bem como compreender o contexto histórico dos avanços até então alcançados e também refletir sobre o que ainda precisa ser feito para a oferta efetiva do processo ensino e aprendizagem inclusivo de estudantes com deficiência na rede estadual de ensino. Em atenção ao objetivo de estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio do método exploratório, e para a coleta dos dados foi feita a aplicação de questionários mistos, através de formulários Google, devido ao atual contexto pandêmico da Covid-19, aos participantes da pesquisa: docentes e membros da equipe gestora de cada escola pesquisada. De acordo com os dados encontrados, a falta de estrutura, de conhecimento e de tempo para aperfeiçoamento, planejamento e produção de material didático adaptado, dentre outros, são apontados como dificuldades pelos participantes no processo de inclusão dos Estudantes com Deficiência, pois para um processo de ensino e aprendizagem efetivo aos estudantes com deficiência, é importante que a escola esteja preparada estruturalmente e com os profissionais nela atuantes com formação contínua e sistemática.