• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Ipojuca
    • Licenciatura em Química
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Ipojuca
    • Licenciatura em Química
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Propriedades periódicas: uma proposta para o uso do lúdico

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    PropriedadesPeriódicasUmaPropostaParaOUsoDoLúdico_TCC.pdf (685.9Kb)
    Data
    2021-11-04
    Autor
    Santos, Izabela Maria dos
    http://lattes.cnpq.br/2188970073079986
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    As atividades lúdicas estão diretamente relacionadas com jogos e brincadeiras que possuem o divertimento como um dos propósitos, porém quando aplicada em sala de aula é usada como ferramenta de ensino, tendo a aprendizagem dos estudantes como principal finalidade, e por algumas vezes a Química ser tratada como uma disciplina de difícil compreensão pelos estudantes é imprescindível que os professores elaborem estratégias de ensino para auxiliarem na assimilação do conteúdo estudado com a atividade que está sendo desenvolvida. Portanto o objetivo geral dessa pesquisa foi elaborar um jogo didático, introduzindo o lúdico nas aulas de Química, que possibilite um maior interesse no estudo da tabela periódica. O caminho metodológico deu-se início ao realizar uma análise em quatro livros aprovados pelo PNLD 2018, a criação de um layout para a confecção das cartas e a produção de um questionário semiestruturado que foi enviado para professores de Química. Foram observados que os livros de Química aprovados pelo PNLD 2018 no capítulo referente a propriedades periódicas não traziam opções de atividades lúdicas para serem aplicadas em sala de aula, e através da observação das respostas dadas ao questionário semiestruturado foi possível observar que 50% dos professores que responderam à pesquisa não tinham realizado atividades lúdicas nas aulas de tabela periódica, porém informaram que existia sim a possibilidade da aplicação nas aulas de tabela periódica e de propriedades periódicas.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/533
    Collections
    • Licenciatura em Química
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião