Propriedades periódicas: uma proposta para o uso do lúdico
Visualizar/ Abrir
Data
2021-11-04Autor
Santos, Izabela Maria dos
http://lattes.cnpq.br/2188970073079986
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As atividades lúdicas estão diretamente relacionadas com jogos e brincadeiras que possuem o divertimento como um dos propósitos, porém quando aplicada em sala de aula é usada como ferramenta de ensino, tendo a aprendizagem dos estudantes como principal finalidade, e por algumas vezes a Química ser tratada como uma disciplina de difícil compreensão pelos estudantes é imprescindível que os professores elaborem estratégias de ensino para auxiliarem na assimilação do conteúdo estudado com a atividade que está sendo desenvolvida. Portanto o objetivo geral dessa pesquisa foi elaborar um jogo didático, introduzindo o lúdico nas aulas de Química, que possibilite um maior interesse no estudo da tabela periódica. O caminho metodológico deu-se início ao realizar uma análise em quatro livros aprovados pelo PNLD 2018, a criação de um layout para a confecção das cartas e a produção de um questionário semiestruturado que foi enviado para professores de Química. Foram observados que os livros de Química aprovados pelo PNLD 2018 no capítulo referente a propriedades periódicas não traziam opções de atividades lúdicas para serem aplicadas em sala de aula, e através da observação das respostas dadas ao questionário semiestruturado foi possível observar que 50% dos professores que responderam à pesquisa não tinham realizado atividades lúdicas nas aulas de tabela periódica, porém informaram que existia sim a possibilidade da aplicação nas aulas de tabela periódica e de propriedades periódicas.