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    Motivação autodeterminada dos professores das áreas de ciências exatas, da terra e biológicas

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    TCC_MotivaçãoAutodeterminadaDosProfessoresDasÁreasDeCiênciasExatasDaTerraEBiológicas.pdf (1.820Mb)
    Data
    2021-01-08
    Autor
    Santos, Luciara Mafra dos
    http://lattes.cnpq.br/9135673011681216
    Metadata
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    Resumo
    A motivação autodeterminada pode ser fundamentada em tipos ou pela qualidade da motivação de um indivíduo, bem como por sua quantidade. Este processo psicológico básico pode prever resultados importantes para a saúde psicológica e bem-estar, desempenho, eficácia, resolução criativa de problemas e aprendizagem profunda ou conceitual. Portanto, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar a motivação autodeterminada dos professores das áreas de Ciências Exatas, da Terra e Biológicas. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a Escala de Motivação Docente (EMD), já validada no Brasil, sendo composta por cinco dimensões (performance, desenvolvimento, prática docente, formação continuada e inserção institucional). Questionários sociodemográfico, sobre as experiências e características vinculadas à carreira docente, além das situações vivenciadas durante o isolamento social em decorrência a pandemia do COVID-19, foram incluídos ao conjunto das informações solicitadas. Por meio de uma pesquisa online, a amostra foi composta por 104 professores da rede pública ou privada que atuam ou atuaram nos Ensinos Fundamental II, Médio e Superior. Os resultados obtidos nos testes de qui-quadrado indicaram associações significativas entre as variáveis “classe socioeconômica”, “grau de instrução”, “tempo de trabalho docente” e “esfera pública”. Nas correlações de Pearson, constataram-se onze correlações (diretas e indiretas) entre as dimensões da EMD e os dados sociodemográficos e as experiências na docência. Nas frequências e medidas de tendência central das dimensões da EMD foi verificado que a dimensão desenvolvimento possui maior aproximação com a motivação autodeterminada, ao contrário da dimensão inserção institucional que se constituiu com menor aproximação. Concluiu-se que a motivação autodeterminada está correlacionada com o perfil sociodemográfico e as experiências na docência dos professores, além da indicação de que os participantes estavam, sobretudo, na etapa da motivação extrínseca. Espera-se que estes resultados possam ser aplicados em pesquisas futuras.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/259
    Collections
    • Licenciatura em Química
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