A relação entre compreensão leitora, matemática básica e desempenho em química na percepção de professores do ensino médio
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Data
2022-03-29Autor
Santos, Eveline Max da Silva
http://lattes.cnpq.br/2143061485359302
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Mostrar registro completoResumo
Durante a aula o professor busca fazer com que os seus estudantes aprendam. Contudo, é comum se deparar com barreiras que interferem nesse processo. No Ensino Médio, por exemplo, nota-se dificuldades relacionadas a conteúdos do Ensino Fundamental, como: pouca habilidade de leitura, de escrita e de raciocínio numérico; que poderão impactar na aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento, como a da Química. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa foi conhecer a percepção de professores do Ensino Médio sobre a relação entre os domínios de compreensão leitora e matemática básica com a aprendizagem de Química. Esta pesquisa está classificada como de natureza básica, de caráter exploratório e com abordagem qualitativa de análise de dados. Participaram da amostra sete professores de Química do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, e de ambos os sexos. Os dados foram obtidos por meio de um questionário online, criado na plataforma do Google Forms, enviado por e-mail e WhatsApp. Os resultados mostram que os professores reconhecem dificuldades dos estudantes relacionadas à compreensão leitora e à matemática básica como obstáculos à aprendizagem da Química. Tais dificuldades são percebidas, principalmente, por meio de exercícios, perguntas durante as aulas e avaliações escritas ou orais. Quando se deparam com tais circunstâncias, modificam a metodologia de ensino utilizada, fazendo uso de contextualizações, revisões, metodologias ativas e recursos tecnológicos. Especificamente com relação às dificuldades de compreensão leitora, estimulam: leitura de textos, interpretação de questões e pesquisas sobre o tema. Com relação às dificuldades específicas de matemática básica: fazem revisões de esquemas, procedimentos e conceitos; resolvem questões para esclarecer dúvidas, passam exercícios e materiais complementares. Conclui-se que os professores participantes, além de identificarem as dificuldades dos estudantes, fazem intervenções para obter resultados mais satisfatórios para o ensino-aprendizagem.