Radiação e radioatividade no ensino médio: uma análise acerca das concepções dos estudantes em uma perspectiva contextualizada
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Data
2021-12-16Autor
Cunha, José Felipe da
http://lattes.cnpq.br/6434100251642365
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Este estudo apresenta uma análise sobre o ensino dos fenômenos radioativos no ensino de Química, no Ensino Médio. Realizando um questionário com estudantes com o objetivo de verificar os conhecimentos acerca de tais fenômenos, visando analisar se os mesmos relacionam as suas informações com o contexto social e suas vivências com a compreensão das teorias científicas, além de averiguar quais destas informações advém do senso-comum e quais as suas fontes. Os resultados demonstraram que os entrevistados têm conhecimentos através de diversas fontes de informações, construindo, assim, uma concepção negativa sobre a radioatividade, baseada nas experiências históricas como exemplos do poderio destrutivo dos fenômenos nucleares, como as bombas atômicas e acidentes envolvendo energia nuclear. O questionário revelou também que uma parte dos estudantes conhecem algumas tecnologias onde a radiação está presente, indo além da produção energética e armamento bélico, a exemplo das tecnologias aplicáveis na área da medicina nuclear e raio X. Desta maneira, pôde-se analisar como os estudantes veem a radioatividade, de maneira positiva e negativa e onde podemos em seu contexto social.