Monitoria acadêmica: tecendo relações entre o planejado, o realizado e o construído junto aos estudantes
Visualizar/ Abrir
Data
2020-12-18Autor
Santos, Hannah Vitória de Souza
http://lattes.cnpq.br/6528938066162130
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo traz reflexões sobre as contribuições da monitoria acadêmica no componente curricular de Fundamentos da Educação I, em uma turma do 2° período do Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Ipojuca. Por meio da observação participante de aulas de Fundamentos da Educação I conhecemos melhor a turma, onde pudemos perceber os estudantes bem participativos durante as discussões em sala e assim planejamos os encontros da monitoria. Elaboramos questões discursivas para que os estudantes apresentassem três problemáticas e três proposições de melhoria para a educação escolar em que se insere. A partir das produções textuais dos estudantes relacionamos com as discussões realizadas nos encontros de monitoria. Reconhecemos que o planejamento assim como a vivência proporcionou aos participantes o compartilhamento e a construção de experiências e saberes, onde eles se colocaram como sujeitos ativos, refletiram sobre a importância de estarmos reunidos realizando as discussões e sobre o papel deles como futuros profissionais da Educação. Nas produções textuais eles fizeram a relação com o que foi discutido nos encontros e apresentaram problemáticas assim como propuseram melhorias para a educação escolar do país. O trabalho realizado na monitoria de Fundamentos da Educação I despertou em mim uma professora em formação que se reinventa e que reflete sobre a prática docente, assim como nos ajuda a pensar sobre a auto formação do(a) professor(a). Os saberes experienciais desenvolvidos no âmbito da monitoria acadêmica, trarão subsídios a minha prática docente durante toda a minha carreira profissional.