Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por assunto "CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 48
-
A educação das relações étnico-raciais no ensino de geografia: desafios e possibilidades para uma educação antirracista na rede estadual de ensino no município de Abreu e Lima, Pernambuco
(RecifeBrasil, 2021-09-22)O contexto da educação no Brasil tem forte relação com o seu processo histórico, que foi marcado pela presença de conhecimentos eurocêntricos, invisibilizando ou atribuindo pouco valor aos conhecimentos relacionados à ... -
Ensinando conceitos da física através de inconsistências em desenhos animados
(PesqueiraBrasil, 2021-08-11)A introdução de recursos audiovisuais na educação já vem sendo discutida ao longo dos anos, porém percebemos que ainda é pouco utilizada em situações de ensino da Física. Diante da necessidade de um ensino de Física que ... -
Ensino remoto e as tecnologias digitais: aprendizagens construídas a partir das trocas de experiências entre professores de Química
(IpojucaBrasil, 2021-08-05)Esta monografia tem como objetivo identificar as trocas de aprendizagem que os professores de Química estão construindo a partir das suas experiências com as aulas remotas. Em março de 2020, as escolas e instituições tiveram ... -
Estágio supervisionado: a influência no ser professor para os estudantes da Licenciatura em Geografia do IFPE Campus Recife.
(RecifeBrasil, 2021-05-28)Buscando abordar a influência do Estágio Curricular Supervisionado na formação docente, refletimos sobre o impacto que o estágio promove na formação dos estudantes, analisando os relatórios de estágio de estudantes, egressos ... -
Estratégias de aprendizagem de química em tempos de ensino remoto
(IpojucaBrasil, 2021-02-23)Durante o período de isolamento social as atividades escolares, que antes eram integralmente ofertadas de forma presencial, precisaram ser repensadas em atividades remotas. Nessa perspectiva o modo como os estudantes estudam ... -
Formação de professores: os saberes e práticas docentes construídos ao longo do curso de licenciatura em geografia do IFPE Campus Recife
(RecifeBrasil, 2019-10-13)O presente trabalho busca abordar os diferentes Saberes e Práticas relacionados à construção do perfil profissional dos estudantes do curso de graduação da Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife. O interesse ... -
A influência da interpretação textual no ensino-aprendizagem de Química
(IpojucaBrasil, 2022-03-22)Este trabalho teve como objetivo analisar as opiniões de docentes das áreas de Língua portuguesa e Química sobre a importância da prática adequada de interpretar textos na disciplina de Química e as influências negativas ... -
O lugar da afetividade no planejamento de aulas remotas de Química de professores do ensino médio
(IpojucaBrasil, 2022-03-31)O estudo da afetividade no contexto escolar tem grande relevância em virtude de sua relação com o ensino e aprendizagem. Pesquisas mostram que as atividades desenvolvidas pelos professores devem ser permeadas de afetividade ... -
Materiais didáticos digitais de química: concepções dos professores sobre a produção e utilização no contexto do ensino remoto
(IpojucaBrasil, 2022-03-31)Esta dissertação tem como objetivo analisar as concepções dos professores de Química sobre a produção e utilização de materiais didáticos digitais no contexto do ensino remoto. Em 2020, as escolas foram submetidas a cumprirem ... -
Novos desafios e estratégias de ensino dos professores de química do IFPE Ipojuca frente à pandemia do Covid 19
(IpojucaBrasil, 2020-11-25)No ano de 2020, o mundo foi surpreendido pelo aparecimento de uma pandemia, de caráter extremamente contagioso, e alto poder letal. Em virtude disso, os organismos de saúde empreenderam esforços para orientar a população ... -
Orientações da neurociência para a prática docente: contribuições para o ensino
(BarreirosBrasil, 2022-08-03)O presente trabalho relaciona Neurociência e Educação trazendo fatos importantes da ciência da mente para a formação docente. Além disso, apresentamos um estudo sobre como o cérebro processa a aprendizagem e de que maneira ... -
Percepção docente sobre bullying no ensino superior
(IpojucaBrasil, 2023-07-13)O bullying é caracterizado como uma forma de violência a um indivíduo mais fraco ou em desvantagem em relação ao agressor de forma repetitiva ou crônica. Muitos acreditam que esse fenômeno só ocorre em escolas de ensino ... -
A percepção dos estudantes do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Henriqueta de Oliveira sobre o conceito de paisagem: vivências em campo de estágio no ensino de Geografia
(RecifeBrasil, 2018-12-18)Esta pesquisa, tem o objetivo de analisar as percepções dos estudantes do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o conceito de paisagem e a sistematização e produção das atividades pedagógicas desenvolvidas ... -
Prática curricular de geografia na educação de jovens e adultos do IFPE: na modalidade PROEJA no campus Recife e campus Cabo de Santo Agostinho.
(RecifeBrasil, 2019-06-27)O objetivo desse trabalho é analisar a prática curricular do ensino de Geografia na modalidade PROEJA, considerando que este programa faz parte da proposta central das Políticas Educacionais voltadas para um público ... -
Processo ensino-aprendizagem de Química no contexto da pandemia de Covid-19: cenários e percepções docentes
(IpojucaBrasil, 2023-04-27)A pandemia de COVID-19, desencadeada em março de 2020, fez emergir dificuldades já latentes no processo ensino-aprendizagem, ao tempo que também trouxe novos desafios para todos os atores escolares, sendo assim, voltamos ... -
Processos oxidativos avançados (POA) no ensino de Cinética Química: proposta de ferramenta metodológica envolvendo a Química e a Educação Ambiental
(IpojucaBrasil, 2023-03-14)A educação ambiental é um ramo da ciência instituído pela Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, que deve ser aplicado como conteúdo transversal. Não é definido como uma disciplina, mas precisa estar presente em todas as ... -
Produção de um jogo didático baseado no jogo de cartas "Super Trunfo - Tabela Periódica" para o ensino-aprendizagem de Química
(IpojucaBrasil, 2023-04-25)A Tabela Periódica é um recurso de extrema importância para o processo ensino-aprendizagem de Química. E muitas vezes a sua apresentação nas escolas é bastante incompreendida. Neste contexto, os estudantes, tem o entendimento ... -
Uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza a partir da construção de um aquário sustentável
(IpojucaBrasil, 2021-12-23)Essa pesquisa tem como propósito o ensino de ciências em séries do ensino fundamental, baseando-se na percepção do cotidiano do estudante e integrando suas vivências com os conteúdos físico-químicos e bioquímicos previstos ... -
Propriedades periódicas: uma proposta para o uso do lúdico
(IpojucaBrasil, 2021-11-04)As atividades lúdicas estão diretamente relacionadas com jogos e brincadeiras que possuem o divertimento como um dos propósitos, porém quando aplicada em sala de aula é usada como ferramenta de ensino, tendo a aprendizagem ... -
Radiação e radioatividade no ensino médio: uma análise acerca das concepções dos estudantes em uma perspectiva contextualizada
(IpojucaBrasil, 2021-12-16)Este estudo apresenta uma análise sobre o ensino dos fenômenos radioativos no ensino de Química, no Ensino Médio. Realizando um questionário com estudantes com o objetivo de verificar os conhecimentos acerca de tais ...