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    A percepção dos estudantes do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Henriqueta de Oliveira sobre o conceito de paisagem: vivências em campo de estágio no ensino de Geografia

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    Trabalho de Conclusão de Curso (3.192Mb)
    Data
    2018-12-18
    Autor
    Gomes, Jonny Pádua
    http://lattes.cnpq.br/4436785927667008
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Esta pesquisa, tem o objetivo de analisar as percepções dos estudantes do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o conceito de paisagem e a sistematização e produção das atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula no ensino de Geografia. A percepção dos estudantes da Escola Henriqueta de Oliveira tem como objetivo analisar a importância dada pelos estudantes aos significados da paisagem no ensino de geografia. Parte-se da percepção de que o conceito da paisagem é dinâmico, por isso é um procedimento didático pedagógico imprescindível para a formação cidadã, porque toda paisagem é simbólica e dotada de significados construídos em conjunturas distintas pelas sociedades. Por esse olhar, o estudo valoriza de forma integral outros princípios da Geografia e o entendimento do lugar onde vivemos. O reconhecimento dos significados estudados em sala de aula sobre paisagem e ensino exigiu trajetória de conhecimento teórico e empírico, o que se fundamentou na seleção de alguns autores que tratam da temática. O aporte teórico metodológico apoiou-se em diversos pensadores e estudos que mobilizam as reflexões e o Ensino de Geografia. A pesquisa adota uma interpretação qualitativa e abordagem do tipo colaborativa. Para construção dos dados, utilizaram-se como procedimentos metodológicos o questionário, a entrevista semiestruturada, observação e registros, e análise documental. A organização da análise de dados fundamentou-se no método de Bardin (2011), que deu oportunidade de listar as categorias e tematizar os elementos de registro, os quais deram surgimento às categorias empíricas. O aporte teórico metodológico da pesquisa que orientou a análise apontou cinco categorias: Percepção, Paisagem, Ensino de Geografia, Estágio Curricular, Educação de Jovens e Adultos. Quanto à Percepção, a pesquisa expressou, por parte dos entrevistados, que o estudo da paisagem é imprescindível para o ensino de Geografia. Contudo, em seus discursos sobre paisagem e seus significados, as racionalidades emitidas pelos entrevistados subordinam-se a modelos de aprendizagem instruídos e ensinados em uma abordagem tradicional ao longo de sua formação. Assim, evidenciou-se a dificuldade dos estudantes em fazer as multirrelações espaciais e perceber quanto a dinâmica da paisagem pode ser estudada e entendida no olhar crítico. A pesquisa mostrou que a paisagem promove a aprendizagem lúdica e pautada no diálogo da autonomia dos sujeitos estudantes e sujeitos professores envolvidos propiciando o congresso dos pontos de vista e suas distintas intencionalidades, saberes; também a necessidade de aprofundar o tema e o desenvolvimento de novas posturas do ambiente de sala de aula nas etapas de ensino entre o professor e os estudantes sobretudo na construção do exercício docente na formação inicial de maneira críticoreflexiva estimulando o entendimento das conquistas e lacunas na hora de o professor concretizar suas atividades de ensino.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/161
    Collections
    • Licenciatura em Geografia
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