A percepção dos estudantes do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Henriqueta de Oliveira sobre o conceito de paisagem: vivências em campo de estágio no ensino de Geografia
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Data
2018-12-18Autor
Gomes, Jonny Pádua
http://lattes.cnpq.br/4436785927667008
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Esta pesquisa, tem o objetivo de analisar as percepções dos estudantes do Curso
de Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o conceito de paisagem e a
sistematização e produção das atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de
aula no ensino de Geografia. A percepção dos estudantes da Escola Henriqueta de
Oliveira tem como objetivo analisar a importância dada pelos estudantes aos
significados da paisagem no ensino de geografia. Parte-se da percepção de que o
conceito da paisagem é dinâmico, por isso é um procedimento didático pedagógico
imprescindível para a formação cidadã, porque toda paisagem é simbólica e dotada
de significados construídos em conjunturas distintas pelas sociedades. Por esse
olhar, o estudo valoriza de forma integral outros princípios da Geografia e o
entendimento do lugar onde vivemos. O reconhecimento dos significados estudados
em sala de aula sobre paisagem e ensino exigiu trajetória de conhecimento teórico e
empírico, o que se fundamentou na seleção de alguns autores que tratam da
temática. O aporte teórico metodológico apoiou-se em diversos pensadores e
estudos que mobilizam as reflexões e o Ensino de Geografia. A pesquisa adota uma
interpretação qualitativa e abordagem do tipo colaborativa. Para construção dos
dados, utilizaram-se como procedimentos metodológicos o questionário, a entrevista
semiestruturada, observação e registros, e análise documental. A organização da
análise de dados fundamentou-se no método de Bardin (2011), que deu
oportunidade de listar as categorias e tematizar os elementos de registro, os quais
deram surgimento às categorias empíricas. O aporte teórico metodológico da
pesquisa que orientou a análise apontou cinco categorias: Percepção, Paisagem,
Ensino de Geografia, Estágio Curricular, Educação de Jovens e Adultos. Quanto à
Percepção, a pesquisa expressou, por parte dos entrevistados, que o estudo da
paisagem é imprescindível para o ensino de Geografia. Contudo, em seus discursos
sobre paisagem e seus significados, as racionalidades emitidas pelos entrevistados
subordinam-se a modelos de aprendizagem instruídos e ensinados em uma
abordagem tradicional ao longo de sua formação. Assim, evidenciou-se a dificuldade
dos estudantes em fazer as multirrelações espaciais e perceber quanto a dinâmica
da paisagem pode ser estudada e entendida no olhar crítico. A pesquisa mostrou
que a paisagem promove a aprendizagem lúdica e pautada no diálogo da autonomia
dos sujeitos estudantes e sujeitos professores envolvidos propiciando o congresso
dos pontos de vista e suas distintas intencionalidades, saberes; também a
necessidade de aprofundar o tema e o desenvolvimento de novas posturas do
ambiente de sala de aula nas etapas de ensino entre o professor e os estudantes
sobretudo na construção do exercício docente na formação inicial de maneira críticoreflexiva estimulando o entendimento das conquistas e lacunas na hora de o
professor concretizar suas atividades de ensino.