Prática curricular de geografia na educação de jovens e adultos do IFPE: na modalidade PROEJA no campus Recife e campus Cabo de Santo Agostinho.
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Data
2019-06-27Autor
Lima, Elda Maria de
http://lattes.cnpq.br/7415727953879305
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O objetivo desse trabalho é analisar a prática curricular do ensino de Geografia na modalidade PROEJA, considerando que este programa faz parte da proposta central das Políticas Educacionais voltadas para um público especifico. Para tanto executamos os seguintes passos metodológicos: estudo teórico acerca da concepção de currículo, bem como examinamos os critérios utilizado para a seleção e organização do conteúdo escolar de Geografia na modalidade PROEJA do IFPE no Campus Recife e Cabo de Santo Agostinho; realizamos um levantamento da trajetória de vida dos estudantes da EJA, a partir do conceito de identidade, que foi desdobrado nos níveis pessoal; social e profissional buscamos ainda a compreensão desses estudantes acerca dos conceitos de Geografia, resultados da pesquisa nos mostram a importância das políticas públicas compensatórias. No que concerne ao avanço da democratização no Brasil, é importantes para contribuir no avanço da aprendizagem dos estudantes que algum momento da vida teve que interromper. E divido algumas circunstâncias voltam a estudar e procuram programas como EJA, PRONATEC e o PROEJA para continua os estudos. Já que muitos desses alunos trabalham e não disponibilizam de muito tempo para estudar no ensino regular, e terminam se voltando para as políticas públicas no âmbito da educação, aonde vão encontrar pessoas que passaram pelos mesmos motivos.