Orientações da neurociência para a prática docente: contribuições para o ensino
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-03Autor
Barros, Saulo Rodrigues de
http://lattes.cnpq.br/8546446174243813
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho relaciona Neurociência e Educação trazendo fatos importantes da ciência da mente para a formação docente. Além disso, apresentamos um estudo sobre como o cérebro processa a aprendizagem e de que maneira as inúmeras estratégias didáticas podem facilitar esse processo. Nossa pesquisa levantou a importância dos saberes neurocientíficos para os docentes e suas práticas por meio do entendimento das funções do cérebro e como elas podem permitir um desenvolvimento saudável da cognição. A partir daí, apresentamos uma discussão sobre as memórias episódicas, procedimentais, emocionais, semânticas e automáticas e como elas se desenvolvem, apresentando algumas possibilidades de estratégias didáticas para serem trabalhadas em sala de aula e que tem potencial para desenvolver todas as memórias, o que contribui positivamente para o processo de ensino-aprendizagem
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: