• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Recife
    • Licenciatura em Geografia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Recife
    • Licenciatura em Geografia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Formação de professores: os saberes e práticas docentes construídos ao longo do curso de licenciatura em geografia do IFPE Campus Recife

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Trabalho de Conclusão de Curso (836.6Kb)
    Data
    2019-10-13
    Autor
    Leocadio, Jacielly Tatiana da Silva
    http://lattes.cnpq.br/941221528639266
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho busca abordar os diferentes Saberes e Práticas relacionados à construção do perfil profissional dos estudantes do curso de graduação da Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife. O interesse por este tema surgiu da curiosidade em conhecer quais saberes são construídos pelos estudantes ao longo do curso de licenciatura. O estudo teve como objetivo geral analisar os Saberes Docentes construídos no curso de licenciatura em geografia do IFPE Campus Recife, a partir da percepção dos estudantes. Essa análise passa pela compreensão das influências teóricas que norteiam a antiga grade curricular da Licenciatura em Geografia do IFPE Campus Recife; Identificação das concepções teórico metodológicas sobre a Geografia Escolar formuladas pelos estudantes concluintes e egressos; Análise da importância das Práticas Educativas para a formação dos estudantes trabalhadas no curso de Licenciatura em Geografia. Para responder a esses objetivos, em primeiro lugar foi realizado um levantamento de literatura sobre os Saberes e Práticas Docentes, em que nos ancoramos principalmente nas contribuições dos seguintes autores: TARDIF (2002), PIMENTA (1997), CAVALCANTI (2008), entre outros. Em seguida, analisamos o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife. E para finalizarmos a coleta de dados, aplicamos o instrumento metodológico questionário com os estudantes do oitavo (8°) período matriculados na Componente Curricular Estágio Supervisionado (IV), além de alguns estudantes egressos do curso. Quanto às concepções teóricas metodológicas dos estudantes concluintes do curso, estes compreendem a geografia escolar como uma geografia crítica e engajada socialmente. O estudo mostra, ainda, como estão dispostos e praticados os Saberes na Licenciatura em Geografia. Estando então dispostos como Saberes Plurais relacionados à experiência, à didática e à ciência geográfica, onde alguns Saberes recebem mais destaque que outros.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/277
    Collections
    • Licenciatura em Geografia
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião