Formação de professores: os saberes e práticas docentes construídos ao longo do curso de licenciatura em geografia do IFPE Campus Recife
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Data
2019-10-13Autor
Leocadio, Jacielly Tatiana da Silva
http://lattes.cnpq.br/941221528639266
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O presente trabalho busca abordar os diferentes Saberes e Práticas relacionados à
construção do perfil profissional dos estudantes do curso de graduação da
Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife. O interesse por este tema surgiu
da curiosidade em conhecer quais saberes são construídos pelos estudantes ao longo
do curso de licenciatura. O estudo teve como objetivo geral analisar os Saberes
Docentes construídos no curso de licenciatura em geografia do IFPE Campus Recife,
a partir da percepção dos estudantes. Essa análise passa pela compreensão das
influências teóricas que norteiam a antiga grade curricular da Licenciatura em
Geografia do IFPE Campus Recife; Identificação das concepções teórico metodológicas sobre a Geografia Escolar formuladas pelos estudantes concluintes e
egressos; Análise da importância das Práticas Educativas para a formação dos
estudantes trabalhadas no curso de Licenciatura em Geografia. Para responder a
esses objetivos, em primeiro lugar foi realizado um levantamento de literatura sobre
os Saberes e Práticas Docentes, em que nos ancoramos principalmente nas
contribuições dos seguintes autores: TARDIF (2002), PIMENTA (1997), CAVALCANTI
(2008), entre outros. Em seguida, analisamos o Projeto Político Pedagógico do curso
de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife. E para finalizarmos a coleta
de dados, aplicamos o instrumento metodológico questionário com os estudantes do
oitavo (8°) período matriculados na Componente Curricular Estágio Supervisionado
(IV), além de alguns estudantes egressos do curso. Quanto às concepções teóricas
metodológicas dos estudantes concluintes do curso, estes compreendem a geografia
escolar como uma geografia crítica e engajada socialmente. O estudo mostra, ainda,
como estão dispostos e praticados os Saberes na Licenciatura em Geografia. Estando
então dispostos como Saberes Plurais relacionados à experiência, à didática e à
ciência geográfica, onde alguns Saberes recebem mais destaque que outros.