• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Ensinando conceitos da física através de inconsistências em desenhos animados

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ENSINANDO CONCEITOS DA FÍSICA ATRAVÉS DE INCONSISTÊNCIAS EM CENAS EXPOSTAS NOS DESENHOS ANIMADOS..pdf (387.9Kb)
    Data
    2021-08-11
    Autor
    Bezerra, Jeniffer Maria Bernardo
    http://lattes.cnpq.br/4311678840062086
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A introdução de recursos audiovisuais na educação já vem sendo discutida ao longo dos anos, porém percebemos que ainda é pouco utilizada em situações de ensino da Física. Diante da necessidade de um ensino de Física que privilegie um aprendizado mais significativo, superando os obstáculos do ensino prioritariamente tradicional, nossa investigação propõe desenvolver o ensino de fenômenos físicos utilizando recursos audiovisuais através da estruturação de uma sequência de ensino usando cenas de desenhos animados em que aparecem inconsistências ou não no uso de conceitos físicos. A atividade de coleta de dados foi realizada com cinco professores de Física e quatro estudantes do terceiro ano do ensino médio de um colégio particular da cidade de Arcoverde. A intervenção de ensino foi realizada através de reuniões remotas individuais através do Google Meet em que foram expostas cinco cenas de desenhos animados que envolviam conceitos da Física. Os dados obtidos através dos diálogos nos possibilitaram perceber que as cenas dos desenhos animados auxiliaram na visualização de conceitos abstratos da Física e permitindo uma boa articulação entre a Física aprendida formalmente em sala de aula com os fenômenos físicos vivenciados em nosso cotidiano. Percebemos que os desenhos animados funcionam como uma alternativa didática que possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades desejáveis para o estudante de ensino médio por meio de um aprendizado lúdico e significativo.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/418
    Collections
    • Licenciatura em Física
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião