Ensinando conceitos da física através de inconsistências em desenhos animados
Data
2021-08-11Autor
Bezerra, Jeniffer Maria Bernardo
http://lattes.cnpq.br/4311678840062086
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A introdução de recursos audiovisuais na educação já vem sendo discutida ao longo
dos anos, porém percebemos que ainda é pouco utilizada em situações de ensino da
Física. Diante da necessidade de um ensino de Física que privilegie um aprendizado
mais significativo, superando os obstáculos do ensino prioritariamente tradicional,
nossa investigação propõe desenvolver o ensino de fenômenos físicos utilizando
recursos audiovisuais através da estruturação de uma sequência de ensino usando
cenas de desenhos animados em que aparecem inconsistências ou não no uso de
conceitos físicos. A atividade de coleta de dados foi realizada com cinco professores
de Física e quatro estudantes do terceiro ano do ensino médio de um colégio particular
da cidade de Arcoverde. A intervenção de ensino foi realizada através de reuniões
remotas individuais através do Google Meet em que foram expostas cinco cenas de
desenhos animados que envolviam conceitos da Física. Os dados obtidos através dos
diálogos nos possibilitaram perceber que as cenas dos desenhos animados auxiliaram
na visualização de conceitos abstratos da Física e permitindo uma boa articulação
entre a Física aprendida formalmente em sala de aula com os fenômenos físicos
vivenciados em nosso cotidiano. Percebemos que os desenhos animados funcionam
como uma alternativa didática que possibilita o desenvolvimento de competências e
habilidades desejáveis para o estudante de ensino médio por meio de um aprendizado
lúdico e significativo.