A educação das relações étnico-raciais no ensino de geografia: desafios e possibilidades para uma educação antirracista na rede estadual de ensino no município de Abreu e Lima, Pernambuco
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Date
2021-09-22Author
Silva, Daniel do Vale
http://lattes.cnpq.br/3039359666756916
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O contexto da educação no Brasil tem forte relação com o seu processo histórico, que foi
marcado pela presença de conhecimentos eurocêntricos, invisibilizando ou atribuindo pouco
valor aos conhecimentos relacionados à educação das relações étnico-raciais. Com o decorrer
dos anos diversas formas de lutas, resistências e reivindicações, especialmente promovidas
por movimentos sociais negros e indígenas, adentraram no campo da educação, culminando
no instrumento legal de demanda social, a Lei n°10.639/2003, ampliada pela Lei
n°11.645/2008, que torna obrigatório a inserção da temática história e cultura afro-brasileira e
indígena no currículo oficial da educação básica brasileira. A inclusão dessa temática em
conteúdos curriculares da educação básica, valoriza a diversidade histórica e cultural da
formação territorial e social do Brasil, além de contribuir para o processo de implementação
de uma educação antirracista. Nesse contexto, a Geografia escolar, tem muito a contribuir
nessa discussão, especialmente na análise e reflexões sobre a espacialidade de grupos sociais
historicamente marginalizados e invisibilizados no país, como negros e indígenas. Este
trabalho, tem como objetivo principal analisar as contribuições do ensino de Geografia para o
desenvolvimento de uma educação antirracista na educação básica da rede estadual de ensino
do município de Abreu e Lima – PE. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados
foram a pesquisa bibliográfica, a análise documental de instrumentos jurídicos em âmbito
nacional e estadual sobre a educação das relações étnico-raciais e Projetos Político Pedagógicos (PPPs) de escolas campo desta pesquisa, além de entrevistas semiestruturadas e
aplicação de questionários online com docentes de Geografia, coordenadores e gestores
escolares que trabalham no ensino médio da rede pública estadual de educação no município
de Abreu e Lima. A realização desta pesquisa permitiu constatar que os PPPs, programas e
práticas de ensino de Geografia das escolas estaduais de ensino médio de Abreu e Lima estão
desatualizados e/ou apresentam lacunas no que diz respeito ao desenvolvimento de uma
educação das relações étnico-raciais. Constatou-se também, de forma geral, que docentes de
geografia, coordenadores e gestores escolares estão cada vez mais atentos às práticas de
discriminações étnico-raciais no contexto escolar e as questões que envolvem a temática
história e cultura afro-brasileira e indígena. No entanto, é necessário e urgente que a
Geografia escolar, entre outros componentes do currículo oficial e de toda a comunidade
escolar, se engaje mais na sistematização de propostas, medidas, ações, projetos e práticas
pedagógicas que, de fato, contribuam para o desenvolvimento efetivo de uma educação
antirracista no cotidiano escolar da rede estadual de ensino do município de Abreu e Lima