• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Recife
    • Licenciatura em Geografia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Recife
    • Licenciatura em Geografia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    A educação das relações étnico-raciais no ensino de geografia: desafios e possibilidades para uma educação antirracista na rede estadual de ensino no município de Abreu e Lima, Pernambuco

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Trabalho de Conclusão de Curso (993.6Kb)
    Data
    2021-09-22
    Autor
    Silva, Daniel do Vale
    http://lattes.cnpq.br/3039359666756916
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O contexto da educação no Brasil tem forte relação com o seu processo histórico, que foi marcado pela presença de conhecimentos eurocêntricos, invisibilizando ou atribuindo pouco valor aos conhecimentos relacionados à educação das relações étnico-raciais. Com o decorrer dos anos diversas formas de lutas, resistências e reivindicações, especialmente promovidas por movimentos sociais negros e indígenas, adentraram no campo da educação, culminando no instrumento legal de demanda social, a Lei n°10.639/2003, ampliada pela Lei n°11.645/2008, que torna obrigatório a inserção da temática história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo oficial da educação básica brasileira. A inclusão dessa temática em conteúdos curriculares da educação básica, valoriza a diversidade histórica e cultural da formação territorial e social do Brasil, além de contribuir para o processo de implementação de uma educação antirracista. Nesse contexto, a Geografia escolar, tem muito a contribuir nessa discussão, especialmente na análise e reflexões sobre a espacialidade de grupos sociais historicamente marginalizados e invisibilizados no país, como negros e indígenas. Este trabalho, tem como objetivo principal analisar as contribuições do ensino de Geografia para o desenvolvimento de uma educação antirracista na educação básica da rede estadual de ensino do município de Abreu e Lima – PE. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, a análise documental de instrumentos jurídicos em âmbito nacional e estadual sobre a educação das relações étnico-raciais e Projetos Político Pedagógicos (PPPs) de escolas campo desta pesquisa, além de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários online com docentes de Geografia, coordenadores e gestores escolares que trabalham no ensino médio da rede pública estadual de educação no município de Abreu e Lima. A realização desta pesquisa permitiu constatar que os PPPs, programas e práticas de ensino de Geografia das escolas estaduais de ensino médio de Abreu e Lima estão desatualizados e/ou apresentam lacunas no que diz respeito ao desenvolvimento de uma educação das relações étnico-raciais. Constatou-se também, de forma geral, que docentes de geografia, coordenadores e gestores escolares estão cada vez mais atentos às práticas de discriminações étnico-raciais no contexto escolar e as questões que envolvem a temática história e cultura afro-brasileira e indígena. No entanto, é necessário e urgente que a Geografia escolar, entre outros componentes do currículo oficial e de toda a comunidade escolar, se engaje mais na sistematização de propostas, medidas, ações, projetos e práticas pedagógicas que, de fato, contribuam para o desenvolvimento efetivo de uma educação antirracista no cotidiano escolar da rede estadual de ensino do município de Abreu e Lima
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/715
    Collections
    • Licenciatura em Geografia
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião