Navegação por autor "Agostinho, Ana Alice Freire"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 21
-
Aplicação da plataforma Quizizz como jogo digital no ensino da Química
Santos, Thales Ramires Martins da Silva; http://lattes.cnpq.br/4444926916432194 (BarreirosBrasil, 2022-06-30)O educador se coloca em metodologias diversas para melhorar sua prática de ensino, o que deve estar combinado com a preocupação de aplicar e divulgar entre os estudantes o conhecimento científico. A química é um ramo das ... -
Avaliação da aprendizagem em Química: uma análise da experiência vivida por professor e estudantes durante o ensino remoto
Nascimento, Tisianie Patrícia Palmeira do; http://lattes.cnpq.br/4498256396068752 (BarreirosBrasil, 2022-08-01)Em meio a um contexto de pandemia causado pela Covid-19, o mundo teve que adaptar sua rotina ao distanciamento social. Nesse período, as Tecnologias da Informação e Comunicação foram fundamentais para manter a dinâmica ... -
Consciência Social e a categoria lugar: notas da geografia para uma formação humana integral
Camboin, Jackeline Fernanda Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3447468351579480 (RecifeBrasil, 2021-09-23)Este Trabalho de Conclusão de Curso buscou compreender como uma abordagem emocional da categoria lugar pode contribuir para uma formação humana integral. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, ... -
A contribuição da aula de campo na formação dos professorandos e professores licenciados no curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife.
Guerra, João Marcelo Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7199140530745421 (RecifeBrasil, 2022-02-08)A percepção dos professorandos e professores licenciados no curso de Geografia do IFPE a respeito da aula de campo no processo de formação docente é um dos aspectos que se fazem relevantes para o entendimento do problema ... -
Desafios e perspectivas do estágio supervisionado para formação inicial dos docentes de Geografia no cenário da pandemia da covid 19.
Guedes, Rebeka Mayara; http://lattes.cnpq.br/4798973318382136 (RecifeBrasil, 2021-05-27)No ano de 2020, o mundo foi surpreendido por uma pandemia, denominada como SARS-CoV-2, conhecida como Covid-19. Visando minimizar o número de infectados e preservar a vida das pessoas, foi adotado, como medida de contenção, ... -
O desenho do lugar: um estudo de caso com crianças do 2ºano do ensino fundamental da escola pública Municipal do Recife Manoel Rolim
Araújo, Marlla Fabíola; http://lattes.cnpq.br/6849815475031519 (RecifeBrasil, 2020-12-29)Nosso estudo busca reconhecer a linguagem e memória espacial das crianças, a partir das seguintes indagações: sendo as crianças seres sociais, como elas vivem sua geografia? Qual a importância do olhar infantil para a ... -
Educação alimentar: a análise de rótulos como estratégia educativa para promover uma alimentação saudável
Lima, Simone Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4112283620510926 (BarreirosBrasil, 2023-06-22)Promover a leitura de rótulos com auxílio do ensino da química para estimular o hábito de observação das embalagens na hora da comprar e no consumo desse alimentos, como estratégia de educação alimentar saudável entre ... -
Educação ambiental e cultural em mostras e festivais de cinema: o que brota nas telas da 5ª Mostra Ambiental de Cinema do Recife
Santos, Amanda Ramos Alves dos; http://lattes.cnpq.br/6465456614324783 (RecifeBrasil, 2022-11-11)A Mostra Ambiental de Cinema do Recife (MARÉ) é pioneiramente dedicada à temática socioambiental no estado de Pernambuco e o presente trabalho debruça-se sobre a sua 5ª edição, que ocorreu em dezembro de 2020. O estudo ... -
Educação das relações étnico-raciais e formação docente inicial : perspectivas e desafios do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife
Oliveira, Alice Martins Soares de; http://lattes.cnpq.br/3635558395922939 (RecifeBrasil, 2022-12-10)O objetivo principal desta pesquisa foi compreender e sistematizar as perspectivas e desafios de estudantes e professores no contexto da formação docente inicial sobre a educação das relações étnico-raciais no curso ... -
Educação do campo e pedagogia da alternância: desafios e potencialidades para o ensino de Ciências
Batista, Larissa Hayannyelly Costa; http://lattes.cnpq.br/2990897251660965 (BarreirosBrasil, 2019-12-27)Pensar em pedagogia da alternância exige um aprofundamento sobre os conceitos, origens e políticas da educação do campo promovida em escolas que não estão compreendidas nos espaços urbanos, incluindo as comunidades ... -
As imagens como ponto de partida para a problematização e dialogicidade no ensino da geografia
Silva, Anderson Jefferson Gomes da; http://lattes.cnpq.br/1429762200389900 (RecifeBrasil, 2019-06-18)A presente pesquisa faz uma abordagem a respeito do uso de imagens na prática educativa geográfica através de uma análise da sua utilização como ponto de partida para a problematização e a dialogicidade. Pretende-se ... -
Impacto das emoções no processo de aprendizagem de Química: um olhar sobre a educação emocional de estudantes do Ensino Médio
Santos, Bárbara Alessandra Bezerra dos; http://lattes.cnpq.br/8263376494579098 (BarreirosBrasil, 2023-12-27)O presente trabalho analisou os possíveis impactos que as emoções podem ter no processo de aprendizagem, com foco na aprendizagem de química, a partir de um olhar sobre a educação emocional de estudantes do Ensino Médio. ... -
Inclusão dos estudantes com transtorno e déficit de atenção (TDAH) e abordagens didáticas nas aulas de Ciências da Natureza
Magalhães, Karine da Silva; http://lattes.cnpq.br/2731408060130625 (BarreirosBrasil, 2023-12-27)Atualmente, muito se ouve sobre as especificidades que envolvem o funcionamento cerebral atípico do ser humano. Neste universo, situa-se uma população que apresenta o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ... -
Inovação no ensino de Química: a ecologia de saberes na abordagem metodológica
Silva, Laís Layanne Pereira da; http://lattes.cnpq.br/9638179759225665 (BarreirosBrasil, 2018-03-22)O presente trabalho investigou as contribuições do uso de diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem de Química, identificando aspectos teóricos que poderiam fundamentar essa prática docente e examinando ... -
A paródia no processo de ensino e aprendizagem de Química: a visão da docente e dos discentes
Costa, Manoel Mariano; http://lattes.cnpq.br/8852538788433150 (BarreirosBrasil, 2020-11-04)O presente trabalho investigou a utilização da paródia no ensino de química e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de química. Para tanto, definiu como categorias conceituais de referência ... -
A percepção dos estudantes do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Henriqueta de Oliveira sobre o conceito de paisagem: vivências em campo de estágio no ensino de Geografia
Gomes, Jonny Pádua; http://lattes.cnpq.br/4436785927667008 (RecifeBrasil, 2018-12-18)Esta pesquisa, tem o objetivo de analisar as percepções dos estudantes do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o conceito de paisagem e a sistematização e produção das atividades pedagógicas desenvolvidas ... -
A prática pedagógica do professor e a aprendizagem de Química em uma Escola de Referência de Barreiros – PE
Oliveira, Maria Karolina Gomes; http://lattes.cnpq.br/5781677707867804 (BarreirosBrasil, 2018-08-31)O presente estudo investigou a qualidade do processo de ensino e aprendizagem de química em uma Escola de Referência e sua possível relação com a proposta pedagógica desse modelo de escola. A proposta das Escolas de ... -
As transformações das paisagens na antiga comunidade de palafitas do Pina e no entorno do shopping Riomar
Vale, Daniel Verçoza; http://lattes.cnpq.br/1903636309573737 (RecifeBrasil, 2023-02-09)O estudo sobre a paisagem tem sido objeto de discussões e reflexões no mundo acadêmico. As discussões neste cenário ocorrem em prol das transformações ocorridas nas últimas décadas. O objetivo deste trabalho foi compreender ... -
As trilhas ecopedagógicas nas unidades de conservação de Bonito-PE: uma análise do processo de alfabetização ambiental e cultural.
Silva, Josefa Mireli da; http://lattes.cnpq.br/8317413765445994; Oliveira, Shirley Soares de; http://lattes.cnpq.br/8021325895311840 (RecifeBrasil, 2023-02-17)O objetivo central deste trabalho foi identificar a relevância das Trilhas Ecopedagógicas realizadas na Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Mata da Chuva (Bonito/PE), como instrumento de aprendizagem na ... -
O uso de experimentos gravados no ensino de Química
Oliveira, Jhonathan Lima de; http://lattes.cnpq.br/2962474011925402 (BarreirosBrasil, 2018-08-31)O presente trabalho investigou o uso de experimentos gravados no ensino de química e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de química, analisando a importância dos aspectos metodológicos na ...