Inovação no ensino de Química: a ecologia de saberes na abordagem metodológica
Visualizar/ Abrir
Data
2018-03-22Autor
Silva, Laís Layanne Pereira da
http://lattes.cnpq.br/9638179759225665
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho investigou as contribuições do uso de diferentes linguagens no processo de ensino e aprendizagem de Química, identificando aspectos teóricos que poderiam fundamentar essa prática docente e examinando evidências do impacto dessa metodologia na aprendizagem, interesse e curiosidade dos estudantes. Para tanto, tomamos como categorias centrais a inovação metodológica no ensino de Química; a ecologia dos saberes; o sentipensar; e a interação professor/alunos. Adotamos como campo de investigação uma escola da rede estadual do município de Barreiros/PE, tendo como sujeitos estudantes e docente de Química no Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico, privilegiamos a abordagem qualitativa como a mais adequada para a pesquisa. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido a partir da análise da prática pedagógica docente, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação participante em sala de aula, a entrevista semiestruturada com o docente e o questionário aplicado aos estudantes. Os resultados desse trabalho indicam uma grande aceitação e apreciação da metodologia utilizada pelo professor, contribuindo no despertar do interesse, no desempenho e na aprendizagem, segundo a visão dos estudantes. Sinalizam, também, para uma maior necessidade de interação cotidiana dos estudantes com esse tipo de atividade pedagógica. Contribuíram, como potencializadores desses resultados, aspectos pertinentes à ecologia dos saberes à transdisciplinaridade e à interdisciplinaridade enquanto epistemologias implícitas na prática do professor por promover a aproximação e a articulação entre os diferentes tipos de saberes; o educar para o sensível, através do sentipensar, a partir do uso de linguagens artísticas nas atividades pedagógicas, possibilitando o encontro entre razão e sentimento no processo educativo; além da interação professor/aluno no contexto das práticas educativas, uma vez que o bom relacionamento em sala de aula tanto favoreceu a prática do docente como também por ela foi influenciada
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: