• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Recife
    • Licenciatura em Geografia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Recife
    • Licenciatura em Geografia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    As imagens como ponto de partida para a problematização e dialogicidade no ensino da geografia

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Trabalho de Conclusão de Curso (2.163Mb)
    Data
    2019-06-18
    Autor
    Silva, Anderson Jefferson Gomes da
    http://lattes.cnpq.br/1429762200389900
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A presente pesquisa faz uma abordagem a respeito do uso de imagens na prática educativa geográfica através de uma análise da sua utilização como ponto de partida para a problematização e a dialogicidade. Pretende-se identificar como elas são promovidas no ensino de geografia, compreendendo a sua importância e analisando suas contribuições para a prática educativa. O estudo foi desenvolvido com base nos princípios da abordagem qualitativa de pesquisa. Para a construção dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica, observação direta, elaboração e vivência de uma aula, questionários e entrevistas individuais. O estudo apontou, em seus resultados, que o uso de imagens fomentou e aperfeiçoou a dialogicidade e a problematização na prática educativa da geografia, proporcionando prazer no aprendizado e despertando a curiosidade dos educandos. Ou seja, a utilização das imagens é viável e essencial no processo de ensino-aprendizagem da geografia crítica-reflexiva. Sendo assim, a pesquisa contribui para uma prática educativa geográfica transformadora.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/154
    Collections
    • Licenciatura em Geografia
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião