As imagens como ponto de partida para a problematização e dialogicidade no ensino da geografia
Visualizar/ Abrir
Data
2019-06-18Autor
Silva, Anderson Jefferson Gomes da
http://lattes.cnpq.br/1429762200389900
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa faz uma abordagem a respeito do uso de imagens na prática educativa geográfica através de uma análise da sua utilização como ponto de partida para a problematização e a dialogicidade. Pretende-se identificar como elas são promovidas no ensino de geografia, compreendendo a sua importância e analisando suas contribuições para a prática educativa. O estudo foi desenvolvido com base nos princípios da abordagem qualitativa de pesquisa. Para a construção dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica, observação direta, elaboração e vivência de uma aula, questionários e entrevistas individuais. O estudo apontou, em seus resultados, que o uso de imagens fomentou e aperfeiçoou a dialogicidade e a problematização na prática educativa da geografia, proporcionando prazer no aprendizado e despertando a curiosidade dos educandos. Ou seja, a utilização das imagens é viável e essencial no processo de ensino-aprendizagem da geografia crítica-reflexiva. Sendo assim, a pesquisa contribui para uma prática educativa geográfica transformadora.