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    A contribuição da aula de campo na formação dos professorandos e professores licenciados no curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife.

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    Trabalho de Conclusão de Curso (1.308Mb)
    Data
    2022-02-08
    Autor
    Guerra, João Marcelo Barbosa
    http://lattes.cnpq.br/7199140530745421
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A percepção dos professorandos e professores licenciados no curso de Geografia do IFPE a respeito da aula de campo no processo de formação docente é um dos aspectos que se fazem relevantes para o entendimento do problema dessa pesquisa. As aulas de campo, muitas vezes chamada de trabalho de campo, estudo do meio, excursão didática, visita técnica, estudo de campo, etc., são atividades que envolvem o deslocamento dos estudantes para ambientes alheios aos limites físicos da sala de aula, viabilizando o contato direto com seus objetos de estudo. Esta pesquisa tem como objetivo compreender a concepção dos professorandos e professores licenciados no curso de Geografia do IFPE - Campus Recife a respeito da contribuição da aula de campo no decorrer do seu processo formativo e o papel que essa atividade desempenha na construção dos saberes docentes e na mediação pedagógica entre a geografia acadêmica e a geografia escolar. O estudo parte de uma perspectiva da aula de campo como procedimento didático metodológico imprescindível para a formação do professor de geografia. O referencial teórico metodológico baseou-se em diversos pensadores e pesquisas que tratam a respeito do trabalho de campo e o ensino de geografia. A investigação utilizou a metodologia qualitativa de pesquisa, de caráter exploratório e do tipo de levantamento, por meio de uma pesquisa com os professorandos e professores formados na licenciatura. Para o levantamento dos dados, foram adotados como procedimentos metodológicos o questionário, a entrevista semiestruturada e análise documental. A sistematização dos dados fundamentou-se no método da análise de conteúdo, pela possibilidade de criar categorias que mais se destacaram na fala dos sujeitos, nas quais serviram de base para a discussão da temática em tela. Verificou-se nos discursos e documentos analisados que as aulas de campo na Licenciatura em Geografia do IFPE possuem um carácter interdisciplinar, na qual permite que os estudantes envolvidos nessas atividades desenvolvam um olhar geográfico e passem a entender os assuntos visto teoricamente em sala de aula no empírico. Conclui-se que, a formação pautada no desenvolvimento desse procedimento didático metodológico junto aos licenciandos permite que esses desenvolvam uma série de saberes ligados as experiências vivenciadas que possibilitam o desenvolver de uma prática docente sólida que tem como resultado uma significativa mediação pedagógica entre a geografia acadêmica e a geografia escolar de forma crítica e reflexiva.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/750
    Collections
    • Licenciatura em Geografia
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