A contribuição da aula de campo na formação dos professorandos e professores licenciados no curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife.
Visualizar/ Abrir
Data
2022-02-08Autor
Guerra, João Marcelo Barbosa
http://lattes.cnpq.br/7199140530745421
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A percepção dos professorandos e professores licenciados no curso de Geografia do IFPE a
respeito da aula de campo no processo de formação docente é um dos aspectos que se fazem
relevantes para o entendimento do problema dessa pesquisa. As aulas de campo, muitas vezes
chamada de trabalho de campo, estudo do meio, excursão didática, visita técnica, estudo de
campo, etc., são atividades que envolvem o deslocamento dos estudantes para ambientes alheios
aos limites físicos da sala de aula, viabilizando o contato direto com seus objetos de estudo.
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a concepção dos professorandos e professores
licenciados no curso de Geografia do IFPE - Campus Recife a respeito da contribuição da aula
de campo no decorrer do seu processo formativo e o papel que essa atividade desempenha na
construção dos saberes docentes e na mediação pedagógica entre a geografia acadêmica e a
geografia escolar. O estudo parte de uma perspectiva da aula de campo como procedimento
didático metodológico imprescindível para a formação do professor de geografia. O referencial
teórico metodológico baseou-se em diversos pensadores e pesquisas que tratam a respeito do
trabalho de campo e o ensino de geografia. A investigação utilizou a metodologia qualitativa
de pesquisa, de caráter exploratório e do tipo de levantamento, por meio de uma pesquisa com
os professorandos e professores formados na licenciatura. Para o levantamento dos dados,
foram adotados como procedimentos metodológicos o questionário, a entrevista
semiestruturada e análise documental. A sistematização dos dados fundamentou-se no método
da análise de conteúdo, pela possibilidade de criar categorias que mais se destacaram na fala
dos sujeitos, nas quais serviram de base para a discussão da temática em tela. Verificou-se nos
discursos e documentos analisados que as aulas de campo na Licenciatura em Geografia do
IFPE possuem um carácter interdisciplinar, na qual permite que os estudantes envolvidos nessas
atividades desenvolvam um olhar geográfico e passem a entender os assuntos visto
teoricamente em sala de aula no empírico. Conclui-se que, a formação pautada no
desenvolvimento desse procedimento didático metodológico junto aos licenciandos permite que
esses desenvolvam uma série de saberes ligados as experiências vivenciadas que possibilitam
o desenvolver de uma prática docente sólida que tem como resultado uma significativa
mediação pedagógica entre a geografia acadêmica e a geografia escolar de forma crítica e
reflexiva.