Educação das relações étnico-raciais e formação docente inicial : perspectivas e desafios do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife
Visualizar/ Abrir
Data
2022-12-10Autor
Oliveira, Alice Martins Soares de
http://lattes.cnpq.br/3635558395922939
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo principal desta pesquisa foi compreender e sistematizar as perspectivas e
desafios de estudantes e professores no contexto da formação docente inicial sobre
a educação das relações étnico-raciais no curso de licenciatura em geografia. Esse
foco de investigação foi construído a partir do reconhecimento da importância desta
temática para a formação de professores em geografia e para o fortalecimento de uma
educação democrática e que de fato reconheça a multiculturalidade do povo brasileiro.
Neste contexto apontamos os avanços e os desafios existentes nos estudos sobre os
elementos históricos, culturais e sociais dos povos negros e indígenas apresentados
durante o processo da formação de professores na licenciatura de geografia do IFPE
campus Recife. Nosso estudo utiliza a abordagem metodológica qualitativa e como
procedimento de coleta de dados adotamos a pesquisa participante apoiada na
revisão bibliográfica, estudo documental, entrevista semiestruturada e análise de
questionário com perguntas abertas e fechadas. Os estudos no campo das relações
étnico-raciais na educação apontam que, apesar dos avanços no campo legal
representados pelas leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e do aumento dos estudos desta
temática, ainda estamos longe da efetivação do arcabouço legal e consequentemente
de uma educação que respeite nossa diversidade étnico-racial em sua plenitude.
Nossos dados identificaram uma nítida evolução da presença da educação das
relações étnico-raciais no Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura em geografia
do IFPE (campus Recife), embora o atual contexto de desafios nos provoque para
ampliar ainda mais estas conquistas. A análise das entrevistas com docentes e
estudantes apontam para uma evolução na presença de conteúdos relacionados a
educação das relações étnico-raciais, mas também apontam a necessidade de
aperfeiçoamento das práticas didáticas pedagógicas e maior presença destes
conteúdos na geografia humana, na geografia física bem como na área da educação.
A educação geográfica tem um grande potencial para enfrentar o racismo que ainda
frequenta nossas salas de aulas. Os resultados aqui encontrados apontam e reforçam
esse achado científico.