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    Educação das relações étnico-raciais e formação docente inicial : perspectivas e desafios do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife

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    Trabalho de Conclusão de Curso (875.8Kb)
    Data
    2022-12-10
    Autor
    Oliveira, Alice Martins Soares de
    http://lattes.cnpq.br/3635558395922939
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O objetivo principal desta pesquisa foi compreender e sistematizar as perspectivas e desafios de estudantes e professores no contexto da formação docente inicial sobre a educação das relações étnico-raciais no curso de licenciatura em geografia. Esse foco de investigação foi construído a partir do reconhecimento da importância desta temática para a formação de professores em geografia e para o fortalecimento de uma educação democrática e que de fato reconheça a multiculturalidade do povo brasileiro. Neste contexto apontamos os avanços e os desafios existentes nos estudos sobre os elementos históricos, culturais e sociais dos povos negros e indígenas apresentados durante o processo da formação de professores na licenciatura de geografia do IFPE campus Recife. Nosso estudo utiliza a abordagem metodológica qualitativa e como procedimento de coleta de dados adotamos a pesquisa participante apoiada na revisão bibliográfica, estudo documental, entrevista semiestruturada e análise de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os estudos no campo das relações étnico-raciais na educação apontam que, apesar dos avanços no campo legal representados pelas leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e do aumento dos estudos desta temática, ainda estamos longe da efetivação do arcabouço legal e consequentemente de uma educação que respeite nossa diversidade étnico-racial em sua plenitude. Nossos dados identificaram uma nítida evolução da presença da educação das relações étnico-raciais no Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura em geografia do IFPE (campus Recife), embora o atual contexto de desafios nos provoque para ampliar ainda mais estas conquistas. A análise das entrevistas com docentes e estudantes apontam para uma evolução na presença de conteúdos relacionados a educação das relações étnico-raciais, mas também apontam a necessidade de aperfeiçoamento das práticas didáticas pedagógicas e maior presença destes conteúdos na geografia humana, na geografia física bem como na área da educação. A educação geográfica tem um grande potencial para enfrentar o racismo que ainda frequenta nossas salas de aulas. Os resultados aqui encontrados apontam e reforçam esse achado científico.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/795
    Collections
    • Licenciatura em Geografia
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