Impacto das emoções no processo de aprendizagem de Química: um olhar sobre a educação emocional de estudantes do Ensino Médio
Visualizar/ Abrir
Data
2023-12-27Autor
Santos, Bárbara Alessandra Bezerra dos
http://lattes.cnpq.br/8263376494579098
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho analisou os possíveis impactos que as emoções podem ter no processo de aprendizagem, com foco na aprendizagem de química, a partir de um olhar sobre a educação emocional de estudantes do Ensino Médio. Para tanto, tomamos como categorias centrais para nortear a pesquisa, a educação integral, entendida como aquela que considera as múltiplas dimensões do ser humano; a origem das emoções, a partir da abordagem da função dos neurotransmissores; afetividade e cognição, e seu impacto no processo de aprendizagem; e educação emocional, como uma necessidade não só da sociedade contemporânea como dos processos educativos. Adotamos, como campo de investigação, uma Escola de Referência em Ensino Médio da rede pública estadual, tendo como sujeitos, estudantes do 3.o ano do ensino médio. Do ponto de vista metodológico, privilegiamos a abordagem qualitativa, utilizando, como instrumento de coleta de dados, a aplicação de questionário online, via plataforma Google Forms. Como marco interpretativo das questões discursivas, optamos pela Análise do Discurso, tendo em vista compreender, a partir do discurso, a percepção dos estudantes sobre os impactos das emoções no processo de aprendizagem, bem como o papel da escola na superação das dificuldades emocionais dos estudantes. Os resultados do trabalho permitem inferir que os estudantes reconhecem e têm consciência de suas emoções e como estas afetam sua vida e sua aprendizagem no ambiente escolar, em especial, na disciplina química. Além disso, sugerem que a escola pode desenvolver estratégias pertinentes a uma educação emocional, apoiando e acolhendo os estudantes, favorecendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Sendo assim, enquanto instituição que se preocupa com o bem-estar, a escola pode inovar pedagogicamente, contribuindo para o processo de aprendizagem dos estudantes e para sua formação humana integral
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: