Consciência Social e a categoria lugar: notas da geografia para uma formação humana integral
Visualizar/ Abrir
Data
2021-09-23Autor
Camboin, Jackeline Fernanda Ferreira
http://lattes.cnpq.br/3447468351579480
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso buscou compreender como uma abordagem
emocional da categoria lugar pode contribuir para uma formação humana integral.
Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, iluminada pela
fenomenologia. Na busca de coletar os dados, lançamos mão do caráter exploratório
em diversos materiais da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, que
serviram de corpus da pesquisa. As análises foram realizadas com base no
pensamento de Bicudo (2010), mediante a unidade de sentido, a unidade de
significado e a convergência de significado. Ainda lançamos mão da categorização
de palavras que revelaram primariedade, segundidade e terceiridade, articuladas à
habilidade socioemocional da consciência social, e de respostas obtidas dos
integrantes da pesquisa por meio de questionário aplicado em pesquisa anterior
desta autora. O estudo teve como contexto de referência/fundo o lugar comunitário
do Coque, Recife-PE. O recorte empírico da pesquisa tratou do projeto mencionado
acima, situado no bairro do Cabanga, Recife-PE, no 7° Depósito de Suprimentos (D SUP). Os resultados da pesquisa apontaram que o desejo da Orquestra é afastar
todos do lugar comunitário do Coque e transferir alguns “musicalmente eleitos” para
serem “erguidos como troféus” que, para terem valor, precisam olhar para ser lugar
de origem e renegá-lo, e se apresentarem como pertencentes a outros lugares
(mesmo que esses lugares só os tolerem). Por isso, como forma de pensar/repensar
a formação dos jovens desse lugar, apontamos as questões étnicas-raciais
articuladas ao lugar de origem, o enfrentamento de todas as formas de violência e a
visão pós-colonial, como princípios educativos que devem nortear as ações. Tal
apontamento se inscreve como um novo horizonte formativo ao vislumbrarmos a
possibilidade de uma formação da consciência social nascida do lugar.