A paródia no processo de ensino e aprendizagem de Química: a visão da docente e dos discentes
Visualizar/ Abrir
Data
2020-11-04Autor
Costa, Manoel Mariano
http://lattes.cnpq.br/8852538788433150
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho investigou a utilização da paródia no ensino de química e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de química. Para tanto, definiu como categorias conceituais de referência para realização do trabalho, o ensino de química, motivação, paródia, o sentipensar e aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter experimental, envolvendo estudantes de uma escola de Referência da Rede Estadual de Ensino no município de São José da Coroa Grande/PE, no período de março a maio de 2019. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes de duas turmas do 2o ano do Ensino Médio, além da docente de química. As turmas foram divididas em dois grupos: o Grupo Experimental (GE), no qual a metodologia privilegiou a utilização de paródia em articulação com uma sequência didática construída para este fim; e o Grupo Controle (GC), que vivenciou a aplicação de questionários, sem uma abordagem metodológica diferenciada. Foi utilizado um questionário ao final de cada intervenção visando avaliar o índice de acertos em ambos os grupos, além de uma entrevista semiestruturada com a docente e uma avaliação da metodologia aplicada aos estudantes no final do estudo. Com isso, buscou-se avaliar os resultados no desempenho dos estudantes nos diferentes grupos e também captar suas percepções sobre o uso da paródia e dos questionários. Os resultados indicam que o uso da paródia pode auxiliar na aquisição dos saberes conceituais de química, quando a intervenção docente é planejada e organizada em uma sequência didática pedagogicamente fundamentada. No entanto, o desempenho dos estudantes que vivenciaram a paródia não é expressivamente melhor em comparação com aqueles que estudaram os mesmos conteúdos com outros métodos de ensino. Por outro lado, nas situações em que tais atividades foram utilizadas foi possível observar um maior interesse, participação e motivação por parte dos estudantes. Os resultados também sugerem que o debate e a reflexão da paródia promovem um efeito positivo na aprendizagem, além de seu caráter lúdico, favorecendo a construção de uma aprendizagem significativa e contribuindo para um reencantamento do ato de aprender/ensinar
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: