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    O desenho do lugar: um estudo de caso com crianças do 2ºano do ensino fundamental da escola pública Municipal do Recife Manoel Rolim

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    Trabalho de Conclusão de Curso (2.187Mb)
    Data
    2020-12-29
    Autor
    Araújo, Marlla Fabíola
    http://lattes.cnpq.br/6849815475031519
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Nosso estudo busca reconhecer a linguagem e memória espacial das crianças, a partir das seguintes indagações: sendo as crianças seres sociais, como elas vivem sua geografia? Qual a importância do olhar infantil para a categoria de análise “lugar” na Geografia? Nossa referência metodológica é a pesquisa qualitativa, apoiado na técnica de estudo de caso das crianças do 2º ano do ensino fundamental da escola parceira. Utilizamos a aplicação de questionários semiestruturados com a professora da turma e com gestora da escola. Para entender o olhar geográfico das crianças analisamos os desenhos dos lugares que as crianças mais gostam em seu bairro. Os desenhos retratam a maneira que as crianças sentem e vivem a paisagem e o espaço no seu contexto social utilizando a sua imaginação e sua percepção do lugar. A pobreza e todas suas mazelas não podem impedir o vim a ser infantil, apenas torna lo mais dramático. Compreendemos que as crianças do 2º ano do ensino fundamental do Manoel Rolim enfrentam a pobreza, a especulação imobiliária, a falta de estruturas básicas em sua escola e a total falta de prioridade de políticas públicas que as respeitem em sua dimensão infantil e cidadã, sendo e vivenciando a sua própria infância. As crianças, são históricos–culturais como defendia Vygotsky, e são ao mesmo tempo, seres geográficos em numa dialética com o lugar. As crianças por elas mesmas são crianças no desenho, na brincadeira, no aprender e no ensinar. São crianças que se apropriam do espaço, que buscam territorializar esses espaços com suas brincadeiras, com sua ocupação, com seu uso. São crianças que sentem o espaço, que necessitam destes espaços e que atribui significados a esses espaços, transformando-os em lugar.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/283
    Collections
    • Licenciatura em Geografia
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