Inclusão dos estudantes com transtorno e déficit de atenção (TDAH) e abordagens didáticas nas aulas de Ciências da Natureza
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Data
2023-12-27Autor
Magalhães, Karine da Silva
http://lattes.cnpq.br/2731408060130625
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Atualmente, muito se ouve sobre as especificidades que envolvem o funcionamento cerebral atípico do ser humano. Neste universo, situa-se uma população que apresenta o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), entre os indivíduos com esse transtorno, muitos ainda estão em idade escolar. O TDAH se caracteriza por um conjunto de comportamentos que se apresentam na infância e perduram por toda a vida do sujeito. Sendo assim, é muito importante seu diagnóstico e tratamento, com os direcionamentos corretos, do contrário, na mesma proporção que pode ser responsável por boas características, pode provocar muitos desafios e dificuldades vitais que repercutem inclusive no âmbito educacional e na trajetória acadêmica do estudante, face à aprendizagem dos diferentes saberes, inclusive o de ciências. No ensino de ciências da natureza, durante muito tempo prevaleceu uma prática tradicional, descontextualizada, que priorizava a memorização de conceitos e fórmulas. Através dos debates, ao longo dos anos esta abordagem tem se modificado, preconiza-se, hoje, o saber ciência e o saber fazer e aplicar ciência. Práticas e abordagens contextualizadas são alvos de estudos e aplicações, de forma que as aulas de ciências têm se tornado cada vez mais acessíveis. Considerando, portanto, a realidade apresentada, o presente trabalho se propõe a analisar as abordagens didáticas em aulas de ciências da natureza e suas contribuições para a efetiva inclusão de estudantes com TDAH, procurando responder ao seguinte questionamento: quais são as potencialidades presentes nas abordagens didáticas em aulas de ciências da natureza face à inclusão de estudantes com TDAH? Para tanto, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, e o caminho da investigação assume o tipo bibliográfica exploratória. O levantamento e a busca de dados foram realizados a partir da verificação de estudos presentes na literatura nacional, que, em um recorte temporal de 2019 a 2023, tratam da temática. Os estudos analisados apresentam conceitos e teorias que versam de forma introdutória sobre os desdobramentos e a importância do ensino de ciências para estudantes com transtorno de déficit de atenção. Em termos gerais, foram sugeridas alternativas que podem auxiliar na compreensão de questões relativas à importância do ensino de ciências da natureza para estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e ficou evidente a necessidade de que nas aulas seja adotada uma perspectiva inclusiva