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    Desafios e perspectivas do estágio supervisionado para formação inicial dos docentes de Geografia no cenário da pandemia da covid 19.

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    Trabalho de Conclusão de Curso (644.1Kb)
    Data
    2021-05-27
    Autor
    Guedes, Rebeka Mayara
    http://lattes.cnpq.br/4798973318382136
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    No ano de 2020, o mundo foi surpreendido por uma pandemia, denominada como SARS-CoV-2, conhecida como Covid-19. Visando minimizar o número de infectados e preservar a vida das pessoas, foi adotado, como medida de contenção, o isolamento social. No âmbito da educação, tentando minimizar os danos causados pela pandemia, o sistema de ensino, em escala mundial, adotou a modalidade remota de ensino usando plataformas digitais. Diante desse cenário, as instituições de ensino superior tiveram de repensar e reformular o componente curricular de Estágio Supervisionado, uma disciplina prática desenvolvida nas instituições educacionais, situação que consolidou o interesse por pesquisa. Este trabalho tem como objetivo discutir os desafios e as perspectivas oriundos da pandemia de Covid na formação inicial dos docentes por meio do Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A abordagem utilizada foi a qualitativa para embasamento teórico da pesquisa, utilizou-se a legislação brasileira, pesquisas bibliográficas em artigos, livros, revistas e periódicos referentes ao Estágio Supervisionado, à formação docente e aos novos desafios do ensino-aprendizagem no cenário atual. Como instrumento para levantamento e coleta de dados, bem como para obtenção de informações necessárias ao desenvolvimento da pesquisa, optouse pela aplicação de questionário. Após a obtenção das respostas dos questionários, para tabulação das informações, os dados foram agrupados e representados por gráficos. Diante disso, foi possível perceber que a situação pandêmica da Covid-19, impactou e alterou diretamente o desenvolvimento desse componente curricular. Porém, mesmo diante das diversas dificuldades pontuadas pelos discentesestagiários, a vivência de Estágio Supervisionado foi essencial e significativa para a sua construção profissional.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/542
    Collections
    • Licenciatura em Geografia
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