A prática pedagógica do professor e a aprendizagem de Química em uma Escola de Referência de Barreiros – PE
Visualizar/ Abrir
Data
2018-08-31Autor
Oliveira, Maria Karolina Gomes
http://lattes.cnpq.br/5781677707867804
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo investigou a qualidade do processo de ensino e aprendizagem de química em uma Escola de Referência e sua possível relação com a proposta pedagógica desse modelo de escola. A proposta das Escolas de Referência no Ensino Médio de Pernambuco, com oferta em tempo integral ou semi-integral, tem sido apontada como um dos fatores que impulsionaram os últimos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), quando o Estado ficou entre os entre os primeiros no país, em termos de desempenho dos estudantes. Esses resultados provocaram reflexões e questionamentos sobre a qualidade do ensino nos componentes não avaliados pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), entre eles, o ensino de química que é objeto desse trabalho. A abordagem metodológica empregada na pesquisa apoia-se numa concepção qualitativa. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido a partir da análise da prática pedagógica docente e da percepção dos estudantes sobre o ensino e a aprendizagem de química. Para tanto, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a análise de documentos que orientam as Escolas de Referência e o ensino de química, a observação participante nas aulas da disciplina e a aplicação de questionário aos estudantes. Os resultados evidenciam que a Escola de Referência, per si, não assegura a qualidade do ensino de química, embora a educação em tempo integral possa se constituir em um fator positivo. Quando se examina o processo de ensino e de aprendizagem de química, outros aspectos como a infraestrutura, a existência de laboratórios, o uso de recursos didáticos diversificados, além da qualidade da mediação docente emergem como fatores determinantes da qualidade. As políticas de tempo integral no Estado de Pernambuco nas escolas de ensino médio, não garantem que todas as escolas apresentem condições adequadas para o ensino de química. Além disso, o resultado acima da meta planejada do IDEB da rede estadual não significa, necessariamente, que outros componentes curriculares avancem em termos de condições de trabalho docente e de aprendizagem dos estudantes
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: