A avaliação da aprendizagem na geografia escolar: concepções e práticas no ensino remoto emergencial nas escolas da rede estadual na cidade do Recife – PE.

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Data
2021-09-21Autor
Nascimento Filho, Antônio Henrique do
http://lattes.cnpq.br/2920120416685727
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Entende-se que todo processo de mudança implica tomada de decisão, logo o papel do professor de geografia é ser transformador da educação, este deve moldá-la com atitudes acolhedoras e respeito ao aluno, atento ao esforço e cultivando sua confiança, dando ênfase a observação das aprendizagens, pois tais medidas constituem-se num ato de reflexão e compromisso. Este trabalho de conclusão de curso parte do princípio de que a avaliação é, acima de tudo, a bússola orientadora de todo o processo ensino-aprendizagem e que, além de permitir verificar em grande medida se cada um dos objetivos foi atingido, possibilita adaptá-los às características e interesses do aluno e adequar às propostas educativas ao nível de aprendizagem da turma, cabendo um novo pensar e fazer a educação a partir de suas práticas avaliativas. O campo de pesquisa aconteceu em escolas da rede Pública de ensino da Cidade do Recife escolhidas a partir das escolas campo de estágio do IFPE e do colégio campo do Programa Residência Pedagógica , totalizando 10 escolas campo de estágio. Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário online construído por 8 perguntas abertas e fechadas sobre a concepção de avaliação, suas práticas avaliativas,as estratégias utilizadas para avaliação e suas conclusões sobre sua vivência no ensino remoto emergencial (ERE) no sistema público de ensino desenvolvido na plataforma Google Forms. Dentre os aportes teóricos, trazemos para este estudo de caso as Abordagens do Processo (MIZUKAMI, 1986), as Gerações da Avaliação (GUBA; LINCOLN, 1989) e (MORETO 2006), o ensino de Geografia por (CASTELLAR, 2011), (CAVALCANTI, 2006) e (LACOSTE, 1998).
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