Letramento científico de meninas e mulheres no ensino médio: um estudo de caso sobre a equidade de gênero na educação científica

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Data
2024-09-17Autor
Santos, Maria Heliza de Melo
http://lattes.cnpq.br/9773511625941873
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O ingresso de mulheres nas ciências vem aumentando gradativamente no Brasil e no mundo. Porém, mulheres ainda são minoria quando comparado aos homens, inclusive na educação superior na área de Science, Tecnology, Engineering e Mathematics (STEM), onde a presença masculina é maior que a feminina. Compreender essa questão requer a análise do papel da mulher em uma sociedade marcada pelo patriarcado e suas implicações para a sua formação científica. O presente estudo objetivou compreender o processo de letramento científico de meninas e mulheres no Ensino Médio, com ênfase na educação Química, identificando a origem sociocultural das dificuldades da presença feminina nas áreas de STEM. Para tanto, tomamos como categorias centrais a concepção de letramento científico, a perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), a educação Química e mulheres na ciência. Adotamos, como campo de investigação, uma Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual, tendo como sujeitos, meninas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e docentes das ciências exatas. A metodologia privilegiou uma abordagem qualitativa, fazendo a opção pelo estudo de caso, abordagem que tem potencial para revelar as várias dimensões existentes numa determinada situação. Para tanto, utilizamos, como instrumentos de coleta de dados, a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola campo de estudo e o currículo de Matemática e Ciências da Natureza, na perspectiva de obter informações sobre a formação acadêmica das meninas, identificando as possíveis contribuições do currículo de Química vivenciado e mapeando estratégias que estimulam a participação das meninas nas ciências; a aplicação de questionário as estudantes visando compreender a percepção das meninas que estudam no Ensino Médio sobre ciências e sobre Química e seu grau de interesse nas matérias de STEM; e a realização do grupo focal, como forma de perceber a visão dos docentes sobre a temática, levantar possibilidades de atuação da escola na perspectiva de estimular o interesse das meninas pelas ciências. Como marco interpretativo, optamos pela Análise do Conteúdo, visando compreender a educação científica das meninas no Ensino Médio. Os resultados deste trabalho permitiram inferir que o currículo trata de elementos importantes para a educação científica, mas sem fazer referência ou apresentar propostas para a educação científica das meninas. A análise do PPP sinalizou para uma formação voltada para eventos, como as olimpíadas e os processos de avaliação externa. Os dados obtidos indicam que a compreensão das meninas sobre ciências é restrita, desconhecendo o processo de construção do pensamento científico e o que é ser cientista. Essas análises possibilitaram visibilizar o processo de letramento científico das meninas, contribuindo para o combate da desigualdade de gênero a partir defesa de um ensino de ciências que promova a formação de cidadãs que possam pensar e agir cientificamente, favorecendo a participação feminina nas áreas de STEM. Sugerem, ainda, a urgência de fomentar esse debate nas escolas, combater o machismo estrutural dentro e fora das instituições de ensino, contribuindo para a conscientização de que o combate à desigualdade de gênero, em todos os níveis, é de responsabilidade coletiva.
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