Browsing Licenciatura em Matemática by Author "0000-0002-1867-843X"
Now showing items 1-20 of 30
-
A Abordagem do tema porcentagem nas provas da OBMEP nível 2 a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular
Cabral, Luana Jaíne Gomes; https://lattes.cnpq.br/9373160376063514 (PESQUEIRABrasil, 2024-02-05)O presente trabalho tem por objetivo verificar a frequência do tema Porcentagem em provas da 1a e 2a fases da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para o nível 2 (8o e 9o anos) no período de ... -
Análise da Formação Inicial em Matemática: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos
Lima, Victória Galindo de; http://lattes.cnpq.br/8462101559141229 (PesqueiraBrasil, 2022-02-15)Esse artigo é produto do projeto de iniciação científica intitulado: “Análise da Formação Inicial Ofertada pelo Curso da Graduação em Matemática do IFPE/Pesqueira: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos, que ... -
Análise da formação inicial em matemática: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos
Lima, Victória Galindo de; http://lattes.cnpq.br/8462101559141229 (PesqueiraBrasil, 2022-02-18)Esse artigo é produto do projeto de iniciação científica intitulado: “Análise da Formação Inicial Ofertada pelo Curso da Graduação em Matemática do IFPE/Pesqueira: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos, que ... -
Análise de dissertações produzidas por egressos do PROFMAT: possíveis contribuições para o ensino de proporcionalidade na educação básica
Cavalcanti, Nathaliane Janyele Vilela Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/2425815807309862 (PesqueiraBrasil, 2021-08-25)O trabalho a seguir é um estudo que teve como objetivo pesquisar algumas dissertações produzidas por egressos do PROFMAT a respeito do tema proporcionalidade. A análise foi feita a partir de cinco tópicos relacionado ao ... -
O Ábaco de john napier: possibilidades entre a história da matemática e a prática das quatro operações aritméticas elementares
Silva, Adson Barboza da; http://lattes.cnpq.br/8194014832438126 (PesqueiraBrasil, 2023-03-09)Este trabalho descreve um recorte da obra Rabdologiae (1617) de Jhon Napier (1550- 1617) com objetivo de apresentar o instrumento Ábaco de Napier, de sua autoria, que, a princípio, era um objeto utilizado com a finalidade ... -
Área de figura plana mediada por elementos da teoria de resposta ao item: avaliando estudantes do ensino médio
Silva, Mirelli Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/9927641850926150 (PesqueiraBrasil, 2024-10-24)O objetivo deste trabalho é avaliar a resolução de atividades sobre área de figuras planas por estudantes do ensino médio, utilizando elementos da Teoria de Resposta ao Item (TRI). A aplicação ocorreu com 70 estudantes ... -
O Computador na sala de aula como ferramenta de recurso didático para o ensino-aprendizagem de matemática: uma abordagem introdutória
Costa, Rodrigo Rocha da; http://lattes.cnpq.br/2097559396243756 (PesqueiraBrasil, 2021-08-25)Este artigo objetiva analisar como os computadores e softwares podem contribuir para a diversidade das técnicas de ensino e melhoria da aprendizagem dos discentes relacionada aos conteúdos de matemática. A metodologia ... -
As Cônicas e seus diâmetros: construções e problemas
Brito, Tayná Lima de; http://lattes.cnpq.br/7279768515277054 (PesqueiraBrasil, 2022-02-15)O presente trabalho é um estudo descritivo sobre os diâmetros de cônicas que tem por metodologia adotada a análise descritiva. O objetivo principal é descrever os diâmetros de cada cônica, colaborando para o ensino da ... -
Educação especial e inclusiva : o papel da família no processo de escolarização da pessoa com deficiência
Silva, Allyne Sandra Daniel da; http://lattes.cnpq.br/3483986154728376 (PesqueiraBrasil, 2022-08-08)Esse artigo visa contribuir através da literatura com reflexões sobre o papel da família na formação dos estudantes com necessidades educacionais especiais, bem como analisar a opinião de uma gestora sobre esse tema. ... -
Ensino da função seno através do phet interactive simulations: uma sequência didática para análise da contribuição de um laboratório virtual para a aprendizagem da matemática
Mendonça, Luzia Alves de; http://lattes.cnpq.br/1703534695043433 (PESQUEIRABrasil, 2024-03-05)O objetivo deste trabalho é avaliar a efetividade de uma sequência didática voltada ao ensino da função seno através da utilização do laboratório virtual de matemática PhET Interactive Simulations. O ambiente virtual ... -
O ensino matemático em tempos de pandemia na ótica do professor
Almeida, César Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/1666788870748716 (PesqueiraBrasil, 2021-06-21)O presente projeto traz uma análise de como tem sido para os professores lecionar e educar através do ensino remoto emergencial, além de abordar os principais desafios desse tipo de ensino. O principal objetivo dessa ... -
Equação do 1° grau: análise do desempenho de estudantes do 8° ano em atividades construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item
Lima, Tatiane Silva de; https://lattes.cnpq.br/9085931585839713 (PesqueiraBrasil, 2023-03-24)O presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho de estudantes do 8° ano do ensino fundamental, ao responder atividades do tema equação do 1° grau, construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Para ... -
Evasão Discente: da produção cientifica ao olhar do discente do curso de licenciatura em Matemática do IFPE - Campus Pesqueira
Silva, Maria de Fátima Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/7667121402188115 (PesqueiraBrasil, 2022-08-01)Neste trabalho são inicialmente apresentamos resultados de uma análise, do tipo pesquisa da pesquisa, feita a partir de artigos científicos publicados de 2010 a 2020 que apresentam pesquisas sobre a evasão estudantil no ... -
Formação de professores de matemática para inclusão de discalcúlicos : um estudo de caso
Oliveira, Ana Júlia de; http://lattes.cnpq.br/6705759385748945 (PesqueiraBrasil, 2022-02-12)Este trabalho faz parte de um projeto de iniciação científica que teve como objetivo a análise da formação de professores de licenciatura em matemática no que diz respeito à educação inclusiva, especificamente, sobre a ... -
Formação docente e a inclusão do(a) estudante com deficiência: O que pensam futuros(as) professores(as) do curso de Licenciatura em Matemática do IFPE – Campus Pesqueira
Anjos, Hélio Beserra dos; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=83147394C63D7C0ACAA410A5E1C6461C# (PesqueiraBrasil, 2021-12-23)A inclusão do(a) educando(a) com deficiência no sistema educacional precisa ser reconhecida como processo permanente. Nessa perspectiva, o(a) professor(a) assim como sua formação são elementos essenciais para efetivação ... -
A formação docente inicial ofertada pelo curso de graduação em matemática do IFPE- Campus Pesqueira : sob o olhar dos egressos
Silva, Sonielza da; http://lattes.cnpq.br/0575835355676278 (PesqueiraBrasil, 2022-02-18)O presente trabalho trata de uma análise da formação inicial ofertada pelo curso da graduação em matemática do IFPE/campus Pesqueira sob o olhar dos egressos. Especificamente, buscou-se analisar quais as contribuições ... -
Formação inicial de professores de matemática e o ensino remoto: uma avaliação pelos discentes
Souza, Maria Alexsandra da Silva; http://lattes.cnpq.br/6111784080581204 (PesqueiraBrasil, 2021-06-21)Atualmente estamos vivenciando um momento histórico, mundialmente as pessoas foram surpreendidas pela pandemia do COVID-19. A necessidade de isolamento social causou a suspensão de várias atividades principalmente no ... -
Fórmulas e cálculos de medidas de área de quadriláteros: uma proposta de ensino mediada pelo aplicativo quizizz
Silva, Nelson Alisson Queiroz da; http://lattes.cnpq.br/5951295614133880 (PesqueiraBrasil, 2021-04-08)Este trabalho apresenta uma proposta de ensino do conteúdo quadriláteros, mediada pelo aplicativo QUIZIZZ, que é um quiz (questionário) on-line, que simula um jogo de perguntas e respostas; tratamos especificamente de ... -
Frequência estatística das unidades temáticas da bncc para o ensino fundamental anos finais nas provas da obmep
Lima, José Ricardo Dias Maciel; http://lattes.cnpq.br/3148852977162911 (PesqueiraBrasil, 2023-03-16)O presente trabalho tem por objetivo mapear a frequência estatística das unidades temáticas Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e Estatística, elencadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) ... -
Função polinomial do 1° grau: análise do desempenho de estudantes do 9º ano em atividades construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item
Silva, Jose Felipe de Paiva; http://lattes.cnpq.br/0604131196727775 (PesqueiraBrasil, 2023-02-24)O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho de estudantes do 9o ano do ensino fundamental ao responder atividades do tema função polinomial do 1o grau construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O ...