Educação especial e inclusiva : o papel da família no processo de escolarização da pessoa com deficiência
![Thumbnail](/xmlui/bitstream/handle/123456789/783/Educa%c3%a7%c3%a3o%20especial%20e%20inclusiva%20%20-%20o%20papel%20da%20fam%c3%adlia%20no%20processo%20de%20escolariza%c3%a7%c3%a3o%20da%20pessoa%20com%20defici%c3%aancia.pdf.jpg?sequence=4&isAllowed=y)
Data
2022-08-08Autor
Silva, Allyne Sandra Daniel da
http://lattes.cnpq.br/3483986154728376
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esse artigo visa contribuir através da literatura com reflexões sobre o papel da
família na formação dos estudantes com necessidades educacionais especiais,
bem como analisar a opinião de uma gestora sobre esse tema. Através de uma
revisão sistemática da literatura construímos uma base científica para fomentar
as discussões sobre Educação Especial e Inclusiva. A presente pesquisa é de
natureza qualitativa com proposta de estudo de caso, que foi construída através
de entrevistas às famílias de pessoas portadoras de necessidades educacionais
especiais. Os principais resultados apontam que a família tem grande
importância no processo educativo, inclusivo da pessoa com necessidades
educativas especiais. Aponta também, que o processo de inclusão é longo e
contínuo. E que, é preciso uma troca de informação mais efetiva entre a
instituição que acolhe os alunos e a família, pois, essa distância tende a
negligenciar a melhora educacional do estudante.