• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Formação docente e a inclusão do(a) estudante com deficiência: O que pensam futuros(as) professores(as) do curso de Licenciatura em Matemática do IFPE – Campus Pesqueira

    Thumbnail
    View/Open
    Formação docente e a inclusão doa estudante com deficiência O que pensam futurosas professoresas do curso de Licenciatura em Matemática do IFPE Campus Pesqueira.pdf (299.4Kb)
    Date
    2021-12-23
    Author
    Anjos, Hélio Beserra dos
    https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=83147394C63D7C0ACAA410A5E1C6461C#
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    A inclusão do(a) educando(a) com deficiência no sistema educacional precisa ser reconhecida como processo permanente. Nessa perspectiva, o(a) professor(a) assim como sua formação são elementos essenciais para efetivação e consolidação da educação inclusiva. Nesta pesquisa, buscamos analisar o que pensam futuros(as) professores(as) de Matemática do IFPE – Campus Pesqueira sobre a inclusão de estudantes com deficiência e a formação oferecida para essa inclusão. Constituíram- se referenciais teóricos de inclusão e formação docente autores como Mantoan (1997; 2003), Sassaki (2009; 2010), Mendes (2006) e Pimentel (2012). A pesquisa é de natureza qualitativa. Participaram do estudo seis futuros(as) docentes em formação na Licenciatura em Matemática no IFPE – Campus Pesqueira. Para a coleta de dados, realizada de forma remota devido à pandemia da covid-19, utilizamos o questionário com perguntas abertas. Para análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo. Nossos resultados mostram que os(as) futuros(as) professores(as) de matemática ainda não conseguem discernir ao certo o significado de inclusão escolar em seus múltiplos significados, pois, para eles/elas, a inclusão escolar se limita à inserção do(a) educando(a) com deficiência no ensino regular. Tais percepções podem estar associadas à formação fragilizada no tocante à educação inclusiva, oferecida pela instituição formadora.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/585
    Collections
    • Licenciatura em Matemática
    Contact Us | Send Feedback
     

     

    Contact Us | Send Feedback