Formação docente e a inclusão do(a) estudante com deficiência: O que pensam futuros(as) professores(as) do curso de Licenciatura em Matemática do IFPE – Campus Pesqueira
Data
2021-12-23Autor
Anjos, Hélio Beserra dos
https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=83147394C63D7C0ACAA410A5E1C6461C#
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A inclusão do(a) educando(a) com deficiência no sistema educacional precisa ser
reconhecida como processo permanente. Nessa perspectiva, o(a) professor(a) assim
como sua formação são elementos essenciais para efetivação e consolidação da
educação inclusiva. Nesta pesquisa, buscamos analisar o que pensam futuros(as)
professores(as) de Matemática do IFPE – Campus Pesqueira sobre a inclusão de
estudantes com deficiência e a formação oferecida para essa inclusão. Constituíram-
se referenciais teóricos de inclusão e formação docente autores como Mantoan (1997;
2003), Sassaki (2009; 2010), Mendes (2006) e Pimentel (2012). A pesquisa é de
natureza qualitativa. Participaram do estudo seis futuros(as) docentes em formação
na Licenciatura em Matemática no IFPE – Campus Pesqueira. Para a coleta de dados,
realizada de forma remota devido à pandemia da covid-19, utilizamos o questionário
com perguntas abertas. Para análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo.
Nossos resultados mostram que os(as) futuros(as) professores(as) de matemática
ainda não conseguem discernir ao certo o significado de inclusão escolar em seus
múltiplos significados, pois, para eles/elas, a inclusão escolar se limita à inserção
do(a) educando(a) com deficiência no ensino regular. Tais percepções podem estar
associadas à formação fragilizada no tocante à educação inclusiva, oferecida pela
instituição formadora.