Análise de dissertações produzidas por egressos do PROFMAT: possíveis contribuições para o ensino de proporcionalidade na educação básica
Data
2021-08-25Autor
Cavalcanti, Nathaliane Janyele Vilela Cavalcanti
http://lattes.cnpq.br/2425815807309862
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O trabalho a seguir é um estudo que teve como objetivo pesquisar algumas
dissertações produzidas por egressos do PROFMAT a respeito do tema
proporcionalidade. A análise foi feita a partir de cinco tópicos relacionado ao tema
proporcionalidade: justificativa do tema, objetivo, meios para atingir os objetivos,
resultados obtidos e análise pessoal. No entanto, a dissertação escolhida também
deveria conter um esforço de para possibilitar uma melhor compreensão do conceito
de proporcionalidade por parte dos estudantes. Analisar as disseretações produzidas
por egressos do PROFMAT, possibilitou uma visão diferenciada do tema
proporcionalidade, de modo que, pudemos verficar a confluência da criação de uma
sequência didática nos três trabalhos, diante de três perspectivas diferentes, para o
mesmo tema e ainda verificar o interesse de Silva (2015), Castro (2015) e Nascimento
(2017) em melhorar o ensino e a aprendizagem de um tema tão importante, como é o
caso da proporcionalidade.