A Abordagem do tema porcentagem nas provas da OBMEP nível 2 a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular
Date
2024-02-05Author
Cabral, Luana Jaíne Gomes
https://lattes.cnpq.br/9373160376063514
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho tem por objetivo verificar a frequência do tema Porcentagem em
provas da 1a e 2a fases da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
(OBMEP) para o nível 2 (8o e 9o anos) no período de 2018 a 2023, a partir da
implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Realizou-se uma
pesquisa bibliográfica em que foram analisadas 98 questões referentes à 1a fase e 30
questões da 2a fase, no período de 2018 a 2023. Contudo, excluiu-se 2020, ano em
que não houve edição da prova por conta da pandemia do COVID-19. Em relação a 1a
fase obteve-se o percentual de apenas 3,06% de questões envolvendo porcentagem,
já para a fase 2, este índice foi nulo. Diante deste resultados inferimos que o tema
porcentagem, mesmo com sua importância nos meios acadêmicos e no quotidiano,
não recebe a atenção necessária por parte dos elaboradores das provas da OBMEP.
Collections
The following license files are associated with this item: