Ensino da função seno através do phet interactive simulations: uma sequência didática para análise da contribuição de um laboratório virtual para a aprendizagem da matemática
Data
2024-03-05Autor
Mendonça, Luzia Alves de
http://lattes.cnpq.br/1703534695043433
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo deste trabalho é avaliar a efetividade de uma sequência didática voltada ao
ensino da função seno através da utilização do laboratório virtual de matemática PhET
Interactive Simulations. O ambiente virtual utilizado foi a animação Tour
Trigonométrico pertencente ao laboratório virtual PhET Interactive Simulations da
Universidade do Colorado em Boulder, Estados Unidos. Os resultados revelaram que
a maioria dos estudantes participantes da pesquisa conseguiram aprender o conteúdo
de Função Seno de forma satisfatória. Alcançando a marca de 90% de acertos no
teste feito após a aplicação das atividades. O que demonstra o sucesso da utilização
do referido laboratório virtual de matemática para promover uma aprendizagem
dinâmica e significativa para o conteúdo matemático em questão. Além disso, provou
que é possível proporcionar um ensino eficaz através de uma metodologia lúdica e
divertida sem demandar grandes custos, pois o Laboratório PhET Interactive
Simulations, assim como diversas outas plataformas digitais, é de utilização gratuita.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: