Análise da formação inicial em matemática: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos
Data
2022-02-18Autor
Lima, Victória Galindo de
http://lattes.cnpq.br/8462101559141229
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esse artigo é produto do projeto de iniciação científica intitulado: “Análise da
Formação Inicial Ofertada pelo Curso da Graduação em Matemática do
IFPE/Pesqueira: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos, que teve por
objetivo analisar os trabalhos de conclusão de curso, bem como outras produções
acadêmicas. Neste artigo procuramos analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso
(TCC) e os Artigos Científicos produzidos no Curso de Licenciatura em Matemática
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), no
campus Pesqueira (IFPE); para tanto, realizamos uma revisão de literatura e
elencados os descritores para realização da análise da produção acadêmica, onde
os mesmos foram catalogados para auxiliar na sistematização. Os resultados
obtidos foram expostos em gráficos, tendo suas principais características
comentadas. As análises referentes a esses trabalhos mostram que a temática mais
abordada faz referência à pesquisa de campo, com ênfase destinando-se ao Ensino
Fundamental e Ensino Médio, como também mostra que a maioria desses trabalhos
tiveram como orientadores apenas dois professores. Concluímos que o número de
alunos que ingressam no curso e conseguem defender o TCC e concluir o curso é
baixo. Pensando nisso, sugerimos que enquanto instituição deem mais visibilidade
aos trabalhos produzidos no curso em questão, sendo aprimorando a plataforma
virtual da instituição e acompanhamento do discente, para que os mesmos cheguem
a produção do TCC.