• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Evasão Discente: da produção cientifica ao olhar do discente do curso de licenciatura em Matemática do IFPE - Campus Pesqueira

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Evasão Discente - da produção cientifica ao olhar do discente do curso de licenciatura em Matemática do IFPE - Campus Pesqueira.pdf (373.3Kb)
    Data
    2022-08-01
    Autor
    Silva, Maria de Fátima Cavalcanti da
    http://lattes.cnpq.br/7667121402188115
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Neste trabalho são inicialmente apresentamos resultados de uma análise, do tipo pesquisa da pesquisa, feita a partir de artigos científicos publicados de 2010 a 2020 que apresentam pesquisas sobre a evasão estudantil no ensino superior (EEES) no curso de Licenciatura em Matemática. Também são apresentados resultados de uma pesquisa, do tipo estudo de caso, sobre a evasão discente desde produção acadêmica acerca dos fenômenos nos cursos de licenciatura em matemática de 2010 a 2020, até a percepção dos discentes evadidos do curso de Licenciatura em Matemática do IFPE – Campus Pesqueira. A motivação deste estudo foi norteada pela busca de aprofundamento na evasão, buscamos identificar e analisar os possíveis fatores que levaram os entrevistados à desistência, mudança de curso ou desligamento da instituição. Utilizamos como ferramenta de pesquisa para a coleta de dados, o método denominado V de Gowin. No segundo momento, realizamos a coleta de dados junto aos discentes evadidos do curso, sendo que apenas 20% dos evadidos responderam nosso questionário. Mesmo assim, os resultados evidenciaram que as dificuldades com as disciplinas, inaptidão com o conteúdo trabalhado no ensino superior e falta de perspectiva futura de trabalho, são os principais motivos que resultaram na evasão.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/765
    Collections
    • Licenciatura em Matemática
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião