Evasão Discente: da produção cientifica ao olhar do discente do curso de licenciatura em Matemática do IFPE - Campus Pesqueira
Data
2022-08-01Autor
Silva, Maria de Fátima Cavalcanti da
http://lattes.cnpq.br/7667121402188115
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste trabalho são inicialmente apresentamos resultados de uma análise, do tipo
pesquisa da pesquisa, feita a partir de artigos científicos publicados de 2010 a 2020
que apresentam pesquisas sobre a evasão estudantil no ensino superior (EEES) no
curso de Licenciatura em Matemática. Também são apresentados resultados de uma
pesquisa, do tipo estudo de caso, sobre a evasão discente desde produção
acadêmica acerca dos fenômenos nos cursos de licenciatura em matemática de
2010 a 2020, até a percepção dos discentes evadidos do curso de Licenciatura em
Matemática do IFPE – Campus Pesqueira. A motivação deste estudo foi norteada
pela busca de aprofundamento na evasão, buscamos identificar e analisar os
possíveis fatores que levaram os entrevistados à desistência, mudança de curso ou
desligamento da instituição. Utilizamos como ferramenta de pesquisa para a coleta
de dados, o método denominado V de Gowin. No segundo momento, realizamos a
coleta de dados junto aos discentes evadidos do curso, sendo que apenas 20% dos
evadidos responderam nosso questionário. Mesmo assim, os resultados
evidenciaram que as dificuldades com as disciplinas, inaptidão com o conteúdo
trabalhado no ensino superior e falta de perspectiva futura de trabalho, são os
principais motivos que resultaram na evasão.