Análise de erros sobre a operação de potenciação na passagem da linguagem natural para a linguagem matemática

Data
2025-03-13Autor
Silva, Layane Jaciele Alves
http://lattes.cnpq.br/4312858253948187
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo deste trabalho é analisar os erros cometidos por alunos do 9° ano do
ensino fundamental na transposição da linguagem natural para a linguagem
matemática sobre a operação de potenciação. Para isso, utilizou-se uma adaptação
do instrumento de coleta de dados de Jesus (2016), originalmente aplicado a
estudantes do 9° ano do ensino fundamental. No entanto, utilizamos apenas a
primeira questão do instrumento, que visa verificar se os estudantes sabem transpor
a linguagem natural para a linguagem matemática. Embora o próprio Jesus (2016)
não tenha estabelecido as devidas categorias em seu trabalho, essa tarefa ficou sob
nossa responsabilidade. É importante destacar que os sujeitos deste estudo foram
47 estudantes do 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública no município
de Sanharó/PE. A primeira inferência dos resultados coletados e comparados é a
enorme dificuldade de ambos os grupos em dominar o conteúdo de potenciação,
mesmo estando no 9° ano e este conteúdo sendo abordado em, pelo menos, três
séries anteriores. Observou-se a extrema dificuldade dos estudantes em transpor a
informação da linguagem natural para a linguagem matemática.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: