• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Frequência estatística das unidades temáticas da bncc para o ensino fundamental anos finais nas provas da obmep

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Frequência estatística das unidades temáticas da bncc para o ensino fundamental anos finais nas provas da obmep.pdf (1003.Kb)
    Data
    2023-03-16
    Autor
    Lima, José Ricardo Dias Maciel
    http://lattes.cnpq.br/3148852977162911
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho tem por objetivo mapear a frequência estatística das unidades temáticas Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e Estatística, elencadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) pertencentes ao componente curricular de matemática dos anos finais do ensino fundamental, a partir da análise das provas aplicadas pela OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Através de uma pesquisa bibliográfica quantitativa – qualitativa, analisou-se as provas da 1a e 2a fases aplicadas ao ensino fundamental anos finais que corresponde ao Nível 1 (6o e 7o anos) e Nível 2 (8o e 9o anos), no período de 2005 até 2022. Após a análise de 832 questões, coleta de dados e respectiva análise, constatou-se que dentre as cinco unidades temáticas utilizadas nas provas, as mais frequentes são Números e Geometria, respectivamente com 34,1% e 24,5%, tanto na primeira fase quanto na segunda; no que se refere as outras três temáticas Álgebra é a que menos é contemplada. Evidenciou-se que as unidades temáticas são complementares entre si, visto que para o estudante solucionar uma situação problema ele se utiliza do conhecimento adquirido no contexto geral. Apesar das diferenças. Diante desses resultados, é preciso refletir sobre a presença ou não de alguma fragilidade no ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e buscar mais qualidade na educação brasileira.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/980
    Collections
    • Licenciatura em Matemática
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião