Frequência estatística das unidades temáticas da bncc para o ensino fundamental anos finais nas provas da obmep
Date
2023-03-16Author
Lima, José Ricardo Dias Maciel
http://lattes.cnpq.br/3148852977162911
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho tem por objetivo mapear a frequência estatística das unidades
temáticas Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e
Estatística, elencadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) pertencentes ao
componente curricular de matemática dos anos finais do ensino fundamental, a partir
da análise das provas aplicadas pela OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática
das Escolas Públicas). Através de uma pesquisa bibliográfica quantitativa –
qualitativa, analisou-se as provas da 1a e 2a fases aplicadas ao ensino fundamental
anos finais que corresponde ao Nível 1 (6o e 7o anos) e Nível 2 (8o e 9o anos), no
período de 2005 até 2022. Após a análise de 832 questões, coleta de dados e
respectiva análise, constatou-se que dentre as cinco unidades temáticas utilizadas
nas provas, as mais frequentes são Números e Geometria, respectivamente com
34,1% e 24,5%, tanto na primeira fase quanto na segunda; no que se refere as outras
três temáticas Álgebra é a que menos é contemplada. Evidenciou-se que as unidades
temáticas são complementares entre si, visto que para o estudante solucionar uma
situação problema ele se utiliza do conhecimento adquirido no contexto geral. Apesar
das diferenças. Diante desses resultados, é preciso refletir sobre a presença ou não
de alguma fragilidade no ensino de Matemática nos anos finais do Ensino
Fundamental e buscar mais qualidade na educação brasileira.