Formação inicial de professores de matemática e o ensino remoto: uma avaliação pelos discentes
Data
2021-06-21Autor
Souza, Maria Alexsandra da Silva
http://lattes.cnpq.br/6111784080581204
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Atualmente estamos vivenciando um momento histórico, mundialmente as pessoas foram
surpreendidas pela pandemia do COVID-19. A necessidade de isolamento social causou a suspensão
de várias atividades principalmente no âmbito educacional. Pensando na segurança dos alunos e
funcionários, o IFPE/Pesqueira adotou o modelo de ensino remoto com alternativas para atender todos
os alunos. Visto que esta é uma realidade totalmente nova que impõe vários desafios para os
envolvidos temos como principal objetivo analisar o ensino remoto nas circunstâncias atuais através da
visão dos alunos, dentro de uma perspectiva da educação online. Tomamos como referencial teórico
autores como Alves (2020), Rego et.al (2020), Santos (2009), Feitosa et. al (2020) entre outros.
Participaram do estudo 72 (setenta e dois) licenciandos do curso de licenciatura em matemática, o
instrumento de coleta de dados foi um questionário online disponibilizado no Google Forms. Diante da
visão dos alunos nossos resultados revelam que houve interação de todos durante as aulas, os
professores estavam disponíveis para ajudar, as atividades propostas incentivam os licenciandos a
estudar, foi adotado o grupo de whatsapp para auxiliar durante as aulas. As dificuldades apontadas
foram conexão de internet fraca, falta de tempo, dificuldade para estudar sozinhos. O índice de
reprovação foi baixo, todos concordaram com o método de ensino oferecido e a forma de avaliação
proposta. Fica evidente que o ensino remoto promoveu maior autonomia e responsabilidade para cada
licenciando do IFPE/Pesqueira.