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    Equação do 1° grau: análise do desempenho de estudantes do 8° ano em atividades construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item

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    Equação do 1° - grau análise do desempenho de estudantes do 8° ano em atividades construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item.pdf (655.2Kb)
    Data
    2023-03-24
    Autor
    Lima, Tatiane Silva de
    https://lattes.cnpq.br/9085931585839713
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho de estudantes do 8° ano do ensino fundamental, ao responder atividades do tema equação do 1° grau, construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Para isto, utilizamos parte de um instrumento de coleta de dados desenvolvido no âmbito do Programa Institucional para Concessão de Bolsas de Extensão (Pibex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), utilizando os autores Andrade, Tavares e Valle (2000), Júnior (2010) e Soares (2018). O instrumento foi aplicado em uma escola pública estadual do município de Pesqueira-PE com 70 estudantes, e este, ao ser construído, levou em conta a escolha pelo professor da escola de algumas habilidades contidas no documento oficial Currículo de Pernambuco. A apuração dos dados mostrou que, para o item 1, que correspondia a resolução de uma equação do 1o grau, houve 50% de acertos, 28,6% de erros e 21,4% sem cálculo/branco. Já na apuração dos dados para o item 2, que consistia em obter a equação de uma reta que estava disposta em um plano cartesiano, verificou-se que não houve nenhum acerto, 8,6% de erros e 91,4% sem cálculo/branco, desse modo, percebe-se que os estudantes apresentaram uma dificuldade maior no item 2 do que no item 1. Isto demonstra que a TRI é uma ótima ferramenta de apoio ao professor em sala de aula, visto que fornece uma análise mais rica sobre as respostas apresentadas pelos estudantes.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/874
    Collections
    • Licenciatura em Matemática
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