Equação do 1° grau: análise do desempenho de estudantes do 8° ano em atividades construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item
Data
2023-03-24Autor
Lima, Tatiane Silva de
https://lattes.cnpq.br/9085931585839713
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho de estudantes do 8° ano
do ensino fundamental, ao responder atividades do tema equação do 1° grau,
construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Para isto, utilizamos parte
de um instrumento de coleta de dados desenvolvido no âmbito do Programa
Institucional para Concessão de Bolsas de Extensão (Pibex) do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), utilizando os autores Andrade, Tavares e
Valle (2000), Júnior (2010) e Soares (2018). O instrumento foi aplicado em uma escola
pública estadual do município de Pesqueira-PE com 70 estudantes, e este, ao ser
construído, levou em conta a escolha pelo professor da escola de algumas habilidades
contidas no documento oficial Currículo de Pernambuco. A apuração dos dados
mostrou que, para o item 1, que correspondia a resolução de uma equação do 1o grau,
houve 50% de acertos, 28,6% de erros e 21,4% sem cálculo/branco. Já na apuração
dos dados para o item 2, que consistia em obter a equação de uma reta que estava
disposta em um plano cartesiano, verificou-se que não houve nenhum acerto, 8,6%
de erros e 91,4% sem cálculo/branco, desse modo, percebe-se que os estudantes
apresentaram uma dificuldade maior no item 2 do que no item 1. Isto demonstra que
a TRI é uma ótima ferramenta de apoio ao professor em sala de aula, visto que fornece
uma análise mais rica sobre as respostas apresentadas pelos estudantes.