Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por assunto "CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 48
-
A abordagem do livro didático de Química sob uma perspectiva interdisciplinar em uma escola pública
(IpojucaBrasil, 2019-12-19)O ensino de forma interdisciplinar é uma ação que deve estar presente nas dinâmicas de ensino para que a aprendizagem se concretize de forma mais significativa. É um tema que traz em seu bojo discussões diversas entre os ... -
Abordagem pedagógica no ensino de química em tempos de aulas remotas
(IpojucaBrasil, 2020-12-17)Esta monografia tem como objetivo descrever as abordagens pedagógicas que dão suporte aos professores de Química durante o isolamento social. No ano de 2020, a maioria das escolas no mundo tiveram que suspender as aulas ... -
Alfabetização científica: uma reflexão sobre o ensino de ciências
(IpojucaBrasil, 2020-12-22)A alfabetização cientifica é a compreensão da ciência e as formas de se ler a natureza que servem como base para a tomada de decisão pessoal e formação de cidadão críticos. Consiste em considerar que escola é um lugar ideal ... -
Aplicações em inteligência artificial na educação, na química e no ensino de química: uma revisão sistemática de literatura
(IpojucaBrasil, 2021-11-04)O objetivo deste trabalho foi verificar como a Inteligência Artificial tem sido utilizada na Educação, na Química e no Ensino de Química, identificando suas aplicações e contribuições, por meio de uma Revisão Sistemática ... -
Aulas síncronas gravadas: influência no estudo individual do estudante
(Brasil, 2021-08-12) -
A avaliação escolar de Química na percepção de discentes do ensino médio
(IpojucaBrasil, 2022-07-01)A avaliação escolar é um importante instrumento de diagnose de saberes, feedback da prática educativa e uma ótima oportunidade de reflexão e reformulação dos conhecimentos por parte dos estudantes. Para avaliar adequadamente ... -
Concepções docentes acerca da inclusão de estudantes com deficiência em aulas de Química numa escola da rede regular de Pernambuco
(IpojucaBrasil, 2020-12-15)Este estudo teve por objetivo conhecer concepções docentes acerca da inclusão de estudantes com deficiência em aulas de Química, ministradas numa escola da rede regular, no município do Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco. ... -
Concepções sobre gênero e raça no curso de Licenciatura em Química
(IpojucaBrasil, 2022-02-24)Tratar sobre as questões de gênero e raça nas escolas não envolve apenas reconhecer a diferença e exercer sobre ela a tolerância e o respeito. A diversidade envolve compreender suas dinâmicas para que se façam presentes ... -
Os conteúdos de química sob o olhar dos estudantes: perspectivas das aulas remotas
(IpojucaBrasil, 2021-02-24)Este estudo teve como objetivo geral descrever as perspectivas dos estudantes com relação aos conteúdos de Química nas aulas remotas. A discussão destacou os elementos mediadores no processo de ensino aprendizagem, ... -
A contribuição da aula de campo na formação dos professorandos e professores licenciados no curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife.
(RecifeBrasil, 2022-02-08)A percepção dos professorandos e professores licenciados no curso de Geografia do IFPE a respeito da aula de campo no processo de formação docente é um dos aspectos que se fazem relevantes para o entendimento do problema ... -
Contribuição de um jogo didático no reconhecimento das funções orgânicas
(IpojucaBrasil, 2021-10-29)Quando falamos do ensino de Química Orgânica no ensino médio, percebemos que a prática normalmente utilizada em sala de aula é tradicional, na memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados ... -
Contribuições e perspectiva da docência pós-pandemia: professores de Química mais familiarizados com as tecnologias digitais
(IpojucaBrasil, 2023-03-31)O propósito deste trabalho é apresentar as contribuições e perspectivas da aprendizagem por meio das tecnologias digitais que se mostraram consequência da pandemia causada pelo COVID-19 e continuarão existindo pós- ensino ... -
O cotidiano dos professores de química: saberes docentes em tempos de aulas remotas
(IpojucaBrasil, 2023-07-10)Este estudo teve como objetivo analisar o cotidiano dos professores de Química durante o ensino remoto, identificando as possíveis dificuldades enfrentadas nesse período, o modo como conciliam a rotina diária com as aulas, ... -
Desafios da residência pedagógica em modalidade remota na pandemia da COVID 19 no IFPE campus Barreiros
(BarreirosBrasil, 2022-08-01)O presente trabalho trata da análise de uma experiência desenvolvida pelos licenciandos em Química do IFPE-Campus Barreiros em conjunto com o professor preceptor. Tem por objetivo geral relatar a experiência vivida na ... -
Desafios das aulas práticas expositivas de Química durante a pandemia do Covid-19, como umas das ferramentas pedagógicas do ensino aprendizagem
(IpojucaBrasil, 2021-09-20)Este estudo teve como objetivo conhecer a importância das aulas práticas expositivas de química, durante o período vivenciado da pandemia de covid-19. O campo de averiguação dos fatos foi realizado em uma escola da rede ... -
Desafios e perspectivas do estágio supervisionado para formação inicial dos docentes de Geografia no cenário da pandemia da covid 19.
(RecifeBrasil, 2021-05-27)No ano de 2020, o mundo foi surpreendido por uma pandemia, denominada como SARS-CoV-2, conhecida como Covid-19. Visando minimizar o número de infectados e preservar a vida das pessoas, foi adotado, como medida de contenção, ... -
Desafios, adaptações e aprendizagens no ensino fundamental II da escola municipal Conselheiro Euclides Celso durante a pandemia do COVID-19
(BarreirosBrasil, 2022-07-12)Com a ocorrência da pandemia de covid-19 no Brasil no início de 2020, a sociedade teve que rever seus hábitos e viver em isolamento social por um tempo. Mediante a esse isolamento, a educação teve que se adaptar para que ... -
O Design Thinking como ferramenta para o ensino e aprendizagem no século XXI
(PesqueiraBrasil, 2022-02-11)O referido estudo foi desenvolvido com o intuito de apresentar por meio da observação participante e estudo de caso, como o uso das metodologias ativas de ensino, em especial o Design Thinking, podem tornar o ensino-aprendizado ... -
A educação ambiental no município de Bonito - PE : a prática pedagógica do professor
(RecifeBrasil, 2022-02-10)Esta pesquisa foi realizada entre os meses de novembro (2021) e janeiro (2022), possui como objetivo identificar e analisar a Educação Ambiental produzida pelos professores de Geografia e de Educação Ambiental do ... -
Educação das relações étnico-raciais e formação docente inicial : perspectivas e desafios do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife
(RecifeBrasil, 2022-12-10)O objetivo principal desta pesquisa foi compreender e sistematizar as perspectivas e desafios de estudantes e professores no contexto da formação docente inicial sobre a educação das relações étnico-raciais no curso ...